Gaspar homenageia Orquestra em discurso de 9 de julho

Educação - Sexta-feira, 11 de Julho de 2014


Gaspar homenageia Orquestra em discurso de 9 de julho

A Orquestra Maestro Júlio de Castro é presença constante nos eventos promovidos pela prefeitura, sua música instrumental e com diversidade de estilo agrada a todos.

A Prefeitura da Estância Turística de Tupã, por meio da Secretaria da Cultura comemorou o 67º aniversário da Orquestra Maestro Júlio de Castro. Criada em 1947 pelo, então, prefeito Luiz de Souza Leão completou no último dia 10 mais um ano de existência.

Em quase sete décadas de atividade, a Orquestra passou por várias formações e muita dificuldade. “O que podemos dizer é que temos sido fortes e determinados. Nossa história é composta por integrantes apaixonados pela música. E estarmos juntos, fazendo nossa música é muito bom. A maioria dos músicos trabalha em outros lugares, se dedicam nos ensaios e, ainda, em casa estudam por uma, duas ou até três horas”, comenta o Maestro, Anderson Amorim.

De início a orquestra era composta por 18 membros, sendo que sete eram filhos do próprio maestro Júlio de Castro. Os outros integrantes vieram da cidade vizinha, Iacri, e alguns Tupã. O objetivo inicial era oferecer entretenimento através da música instrumental aos frequentadores da domingueira na Praça da Bandeira. o que antes era uma Bing Band, praticamente, familiar, hoje, o grau de parentesco é a pura e boa amizade.

Atualmente, a Orquestra não toca aos domingos na praça, porém continua animando o público em geral nos grandes eventos promovidos pela prefeitura e suas secretarias. “Nossa Orquestra é presença constante nos eventos promovidos pela prefeitura, sua música instrumental e com diversidade de estilo agrada a todos. São 67 anos a serviço do cidadão tupãense”, comemora o prefeito Manoel Gaspar.

Os ensaios acontecem toda segunda-feira a partir da 20h no espaço José Anselmo Filho, “Zé Pretinho”, na Praça da Bandeira.


Prefeitura da Estância Turística


Tupã