Deputado confirma instalação do Instituto Técnico Federal de Tupã e Região

Educação - Segunda-feira, 14 de Julho de 2014


Deputado confirma instalação do Instituto Técnico Federal de Tupã e Região

Na manhã do último sábado;* dia 12;* em coletiva realizada na prefeitura de Tupã;* o deputado federal Arlindo Chinaglia;* vice-presidente da Câmara dos Deputados em Brasília;* anunciou oficialmente a instalação do Instituto Federal de Educação;* Ciência e Tecnologia de Tupã e Região;* que será instalado no início do ano que vem na sede do CEI (Centro de Educação Integrada). A unidade escolar de nível federal irá atender e oportunizar ensino técnico aos alunos do Oeste paulista e demais localidades;* garantindo formação profissional;* geração de renda na região e aquecimento na economia local.

O prefeito Manoel Gaspar destacou que esta será a maior conquista do seu governo e consequentemente;* um salto no desenvolvimento de Tupã. “Sabemos que a educação é prioritária e os ensinos técnicos também;* porque;* por meio disso;* a cidade terá mais condições de gerar emprego e renda”;* disse.

O deputado federal Arlindo Chinaglia relatou que a partir do momento em que o prefeito Manoel Gaspar apresentou a ideia de se buscar para a cidade um curso de nível federal;* ele levou ao Ministério da Educação a informação de que a prefeitura tinha se adiantado no processo de implantação fazendo a doação do prédio que abrigaria o futuro Instituto Técnico Federal que;* recentemente;* foi vistoriado pela equipe do MEC. “Isso contribuiu sobremaneira para um desfecho que eu diria que é amplamente vitorioso para o dia de hoje”;* afirmou Chinaglia

O MEC ainda não definiu quantos cursos de formação inicial e continuada serão instalados em Tupã. O parlamentar sugeriu que equipes da administração pública formulassem questionários para que os mesmos possam se informar sobre a demanda local e regional. “A partir daí;* creio que seria útil consultar professores e alunos;* além da Associação Comercial. Estes cursos irão atender uma demanda local e regional. Queremos que estes cursos sejam implantados no segundo semestre e;* para isso;* o processo precisa ser agilizado por meio de um questionário que será distribuído aos alunos para definir a demanda”;* frisou.

Chinaglia frisou que o número de vagas irá depender da demanda de alunos e da contratação de professores. “ Esta é uma resposta que será dada no final do processo e não no início. Se Tupã terá 100;* 500 ou 1 mil vagas isso irá depender da realidade apresentada”;* explicou.

No que diz respeito ao Instituto Técnico Federal;* não é somente demanda. Dependerá dos critérios técnicos que o MEC irá utilizar. “Isso será conduzido tanto para o Instituto Técnico Federal;* que será iniciado daqui 6 meses;* quanto para os treinamentos iniciais que serão iniciados daqui menos de um mês. Iremos fazer reuniões seguidas com o MEC para decidir de comum acordo”;* concluiu.

Pronatec – Segundo o parlamentar;* o que será implantado neste segundo semestre em Tupã e região é o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego).

Chinaglia explicou que estes cursos possuirão de 160 a 400 horas de formação. Em média;* os cursos possuem 200 horas. Serão 644 cursos disponibilizados pelo Pronatec;* porém os cursos que serão instalados em Tupã ainda não foram definidos. “Este é um ensino gratuito de altíssima qualidade que poderá oferecer cursos de aconselhador de dependência química;* com 240 horas; agente comunitário de saúde;* 400 horas; agente de alimentação escolar; agente de combate às endemias; agente de inclusão digital; agentes de informações turísticas; torneiro mecânico;* funileiro;* cursos de fotografia entre outros”;* adiantou.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã