Acontece hoje, 19, a partir das 8h, no Ginásio do CEI(Centro de Educação Interada), o evento sociocultural “Rasteira na fome” promovido pelo grupo Capoeira Cidadã. O programa “Tupã mais cultura” assessorou, por meio da Secretaria da Cultura, os integrantes do grupo a pleitear recursos junto ao ProAc(Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo), outro parceiro fundamental é a ONG UMONT.
“Tínhamos uma ideia, mas não tínhamos recursos. O programa “Tupã mais cultura” foi muito útil para nós. Se hoje podemos realizar esse evento, nessa proporção, temos muito a agradecer ao apoio a Secretaria da Cultura e o recurso do ProAc”, declarou Eduardo Guillen Calvo, um dos idealizadores do projeto.
“A ideia do grupo era muito boa, merecia toda nossa atenção. Disponibilizamos um funcionário para auxiliar no desenvolvimento do projeto “Tupã mais cultura”, conseguiram uma verba no ProAc e ai está o resultado. Esse evento visa proporcionar interação cultural, troca de experiências entres os participantes e claro valorizar a cultura negra e a arte brasileira da capoeira”, declarou Charles dos Passos, Secretário da Cultura.
O grupo “Resistência Cultural” orienta cerca de 150 crianças e adolescentes entre Tupã e a região. “ Estamos plantando algo de bom no coração desses jovens. Ensinando as boas práticas de um esporte, pois somos rígidos na disciplina. É imprescindível o aluno ter boas notas e freqüência na escola para estar no grupo. E orientamos contra as drogas, vícios e comportamentos que não são tidos como saudáveis”, comenta o mestre Rukinho.
O projeto, também, busca resgatar a valorização pessoal, auto-estima e a cidadania, tentando conscientizar o participante, do grupo, a abandonar as práticas voltadas para a o entretenimento eletrônico(videogame, Tv, computadores e celulares).
Durante o evento haverá aulas gratuitas e certificados, batizado e formaturas, rodas de capoeira livres e inclusivas, apresentação de dança afro, grafite, barracas de alimentação, venda de produtos, exposição de imagens ligadas à capoeira e a história da cultura negra, além da presença de vários mestres de renome nacional incluindo os mestre King e mestre Gibbi. A entrada será a doação de 1 quilo de alimento(exceto sal) não perecível. As doações arredadas serão distribuídas às entidades beneficentes da cidade.
Tupã