Solar recebe foto da primeira esposa de Luis de Souza Leão

Educação - Quinta-feira, 24 de Julho de 2014


Solar recebe foto da primeira esposa de Luis de Souza Leão

As últimas peças que faltavam para completar a vida de Luis de Souza Leão serão postas em exposição no Solar a partir desta sexta-feira. Trata-se das fotos da primeira esposa e dos três filhos casal.

A partir dessa sexta-feira;*26;* os visitantes do Solar poderão conhecer o rosto da primeira esposa do ex-prefeito Luis de Souza Leão. Uma peça fundamental que faltava para completar a história da vida deste visionário. Além da foto de Almerinda Ramos de Souza Leão;* ainda será possível ver outras três relíquias;* as fotos dos três filhos do casal.

Luiz de Souza Leão;* pertencente a uma família latifundiária em Pernambuco;* veio para o interior paulista com intuito de fundar um município. Em 1929;* juntamente com João do Val e Eurípedes Soares da Rocha criou o núcleo de Tupã que foi elevado a município em 1938. Em 1935;* Souza Leão mandou construir sua residência em terreno remanescente do loteamento original da cidade;* sendo doada à prefeitura;* em 1964;* sob a condição de;* após a sua morte;* nela ser instalado um memorial para eternizar sua própria história. A propriedade;* com área aproximada de 2.200 m²;* compreende a antiga residência com 14 cômodos;* além dos destinados a serviços;* em alvenaria de tijolos e densa arborização.

Nesta residência Souza Leão teve seus três filhos com Almerinda o mais velho Luís de Souza Leão Filho;* o do meio Leopoldo de Souza Leão e o caçula Guilherme de Souza Leão. Após a morte da primeira esposa;* Leão casou-se com Nair Gheeini ;* com esta não deixou herdeiro. No solar há;* apenas;* fotos da segunda esposa e do próprio idealizador. Mas;* a partir desta sexta-feira;* será possível conhecer o rosto da primeira esposa e dos seus três filhos. Além do solar outras duas instituições receberão a foto de Almerinda. Uma irá para o Museu Pedagógico Índia Vanuíre e outra para Creche Almerinda R. S. Leão.

“Conseguir essas relíquias foi um trabalho árduo de localização de família e pedir para que eles buscassem em álbuns antigos;* remexessem na memória;* fotos que pudessem completar a história de Luis de Souza Leão. Nossas investidas deram certo. E hoje podemos mostrar a história completa do fundador de nossa cidade”;* disse Charles dos Passos;* Secretário da Cultura.

Para o vereador Luís Carlos Saches essas fotos não são apenas mais um adorno para o Solar. “Essas fotos fecham um ciclo. Conseguimos ver;* entender a história por completo. Ele foi um grande homem;* um pai presente e um esposo amoroso. O senhor Souza Leão teve duas esposas e mais do que merecido que ambas sejam contempladas nesse espaço. Essas fotos fecham a história de vida do fundador de Tupã”;* comenta.

Todas as fotos podem ser vistas a partir desta sexta-feira;* no Solar Luis de Souza Leão;* no centro da cidade na rua Caingangs;* 600;* fone: (14) 34915896.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã