Artevidas e Residência Inclusiva são beneficiadas pelo evento “Capoeira Cidadã”

Educação - Terça-feira, 29 de Julho de 2014


Artevidas e Residência Inclusiva são beneficiadas pelo evento “Capoeira Cidadã”

No último dia 19 de julho;* Tupã foi palco de um dos eventos de capoeira de maior repercussão no interior paulista. Com apoio da Prefeitura da Estância Turística de Tupã;* por meio da Secretaria da Cultura;* e;* entre outros apoiadores como a ONG UMONT;* o evento superou todas as expectativas dos organizadores;* tanto de público;* que assistiu;* quanto de participantes no workshop.

“Buscávamos com este projeto mostrar a arte da capoeira como formadores de cidadãos;* que buscam o bem estar do membro do grupo. Não aceitamos em nosso grupo usuários de drogas;* nem bebidas. Temos um regime rígido de disciplina. Aqueles que querem se livrar desse mal;* são bem recebidos;* porém eles tem que abandonar essas práticas”;* comenta um dos responsáveis;* Eduardo Guilhem Calvo.

O grupo orienta cerca de 150 entre crianças e adolescentes;* ambos sexos;* participantes da ONG Artevidas;* cidade de Queiroz e Arco-Íris;* e da APAE de Tupã. “Temos tentado apresentar a esses alunos;* ainda muito jovens;* a importância de um esporte para vida deles. Promovendo atividades que movimentem o corpo;* assim evitando que a criança fique buscando entretenimento no computador;* celular ou outro tipo de atividade eletrônica”;* declara Hukinho;* mestre Hukinho;* laureado a partir desse evento.

O “Capoeira Cidadã - Rasteira na Fome” arrecadou uma quantidade superior ao imaginado pela organização;* ao ponto que foram divididos os donativos para duas instituições;* uma parte par a ONG Umont e outra para Residência Inclusiva Tom Maior. “As ajudas sempre são bem vindas. Ficamos felizes por ver que esse grupo lembrou de nós. E que realmente fará a diferença”;* comenta Kátia Nedina Ribeiro Gonçalves;* funcionaria da Tom Maior.

O evento sociocultural ressaltou valores históricos e culturais da cultura negra e da capoeira;* por meio de imagens;* apresentações;* exposições;* instrumentos;* trajes;* etc. Buscando promover igualdade racial;* resgatando a auto-estima dos afrodescendentes. O evento só teve essa proporção devido ao PROAC (Programa de Aceleração Cultural) do Governo do Estado de São Paulo;* que liberou uma verba de 40 mil reais. A Secretaria da Cultura de Tupã é quem auxiliou o grupo no projeto.

“O Governo de Tupã;* por meio da Secretaria da Cultura;* desenvolve um projeto chamado ‘Tupã mais cultura’;* nós assessoramos esse grupo para que conseguissem a verba necessária para o evento. É importante ver que nosso trabalho tem surtido bons resultados”;* declaro o Secretario da Cultura;* Charles dos Passos.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã