"
Projeto Educação Infantil 100% Inclusiva: acesso;* permanência e qualidade
A Secretaria Municipal de Educação;* da Estância Turística de Tupã;* aderiu;* no ano de 2014;* ao Projeto Educação Infantil 100% Inclusiva: acesso;* permanência e qualidade por meio do convite realizado pelo Ministério da Educação – Secretaria de Educação Continuada;* Alfabetização;* Diversidade e Inclusão;*
O Projeto Educação Infantil 100% Inclusiva tem como objetivo promover a inclusão escolar das crianças com deficiência;* de 0 a 5 anos;* na Educação Infantil;* na rede comum/regular de ensino. É implementado pelo MEC em parceria com as Secretarias Municipais de Educação;* com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME e da Organização dos Estados Ibero Americanos para a Educação;* Ciência e Cultura – OEI.
No evento de formação;* que aconteceu no dia 22 de julho na cidade de Araçatuba;* ministrado pela consultora do Ministério da Educação Meire Cavalcante;* foram discutidas políticas educacionais inclusivas;* para subsidiar o desenvolvimento e a efetivação das ações de apoio às Secretarias de Educação;* nas cinco regiões brasileiras. Caberá ao MEC também acompanhar a execução e a avaliação dos Planos de Ação de cada Município;* promovendo ações de apoio à formação continuada na perspectiva inclusiva dos profissionais que atuam na Educação infantil e prestar assistência técnica para a disponibilização de recursos e materiais pedagógicos acessíveis mediante identificação da demanda.
A Secretaria Municipal de Educação de Tupã firmou a adesão ao projeto e nesta ocasião foi representada pela Diretora de Núcleo Educacional Alessandra Loureiro da Silva e pela Assessora Psicopedagógica Leusia Flávia Pires Romano;* que nesta formação receberam instruções técnicas para a elaboração do Plano de Ação Municipal de identificação e eliminação das barreiras para o acesso e permanência de crianças com deficiência na Educação Infantil do Município de Tupã.
Para o Secretário da Educação;* Prof. Dr. Marcos Leite;* a adesão a este projeto vem ao encontro da efetivação do direito de todas as pessoas com deficiência à educação;* fazendo-se necessário o apoio e a oferta da Educação Infantil na perspectiva inclusiva;* adotando medidas que possam garantir o acesso e o atendimento integral das crianças com e sem deficiência;* em ambientes que maximizem seu pleno desenvolvimento.
"Tupã