Visitação Monitora no Solar de Souza Leão chama atenção de alunos da Rede Pública

Educação - Sexta-feira, 01 de Agosto de 2014


Visitação Monitora no Solar de Souza Leão chama atenção de alunos da Rede Pública

Escolas da rede pública de ensino motivados pelas ações promovidas pela prefeitura da Estância Turística de Tupã;* por meio da Secretaria da Cultura;* se mobilizaram para fazer visitações ao Solar Luis de Souza Leão.

Após grande repercussão do 17º Salão de Belas Artes juntos aos alunos;* através de um acervo itinerante que passou pelas escolas;* outra grande atração tem mexido com os ânimos dos alunos;* conhecer as fotos da esposa e dos três filhos do fundador da cidade. “Nossos alunos têm nos procurado;* pois eles têm visto nos jornais e nas rádios o que tem acontecido em nossa cidade. Esse interesse é saudável;* eles não querem mais ser expectadores de suas próprias vidas;* eles querem participar. Procurar a direção para levá-los ao Solar é uma iniciativa louvável”;* disse a Selma Lains;* coordenadora do ensino médio da escola Índia Vanuíre.

Além das fotos que o Solar recebeu é possível fazer uma visitação monitorada. Funcionários capacitados contam todas as histórias interessantes e os mistérios que fazem parte daquele lugar. “Eu convivi com o senhor Luis de Souza Leão;* eu era pequeno;* mas me lembro muito bem de todas as histórias do nosso fundador. Participei do funeral e do sepultamento deste grande homem”;* comenta o funcionário Luis da Silva. “Poder compartilhar o que vi e vivi é muito prazeroso”;* completa.

As visitações do Índia Vanuíre;* primeira escola a manifestar interesse pela visitação monitorada;* começam a partir da próxima semana. “São cerca de 200 alunos do terceiro ano que vão participar dessa atividade. Conseguimos aproximar matérias como língua portuguesa;* história;* geografia a fim de pedir pesquisas e trabalhos relacionados ao que será visto”;* comenta o professor de geografia;* Alessandro Prestes.

O Solar Luis de Souza Leão conserva seus traços originais;* resgata a história do município de Tupã e a vida do fundador;* por meio das 749 peças pertencentes ao cotidiano do fundador da cidade. O Solar fica na rua Caingangs;* 600 no centro da cidade. O horário de visitação é das 8h às11h;* e das 13h às 17h;* de segunda a sexta-feira.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã