Escolas da rede pública de ensino motivados pelas ações promovidas pela prefeitura da Estância Turística de Tupã;* por meio da Secretaria da Cultura;* se mobilizaram para fazer visitações ao Solar Luis de Souza Leão.
Após grande repercussão do 17º Salão de Belas Artes juntos aos alunos;* através de um acervo itinerante que passou pelas escolas;* outra grande atração tem mexido com os ânimos dos alunos;* conhecer as fotos da esposa e dos três filhos do fundador da cidade. “Nossos alunos têm nos procurado;* pois eles têm visto nos jornais e nas rádios o que tem acontecido em nossa cidade. Esse interesse é saudável;* eles não querem mais ser expectadores de suas próprias vidas;* eles querem participar. Procurar a direção para levá-los ao Solar é uma iniciativa louvável”;* disse a Selma Lains;* coordenadora do ensino médio da escola Índia Vanuíre.
Além das fotos que o Solar recebeu é possível fazer uma visitação monitorada. Funcionários capacitados contam todas as histórias interessantes e os mistérios que fazem parte daquele lugar. “Eu convivi com o senhor Luis de Souza Leão;* eu era pequeno;* mas me lembro muito bem de todas as histórias do nosso fundador. Participei do funeral e do sepultamento deste grande homem”;* comenta o funcionário Luis da Silva. “Poder compartilhar o que vi e vivi é muito prazeroso”;* completa.
As visitações do Índia Vanuíre;* primeira escola a manifestar interesse pela visitação monitorada;* começam a partir da próxima semana. “São cerca de 200 alunos do terceiro ano que vão participar dessa atividade. Conseguimos aproximar matérias como língua portuguesa;* história;* geografia a fim de pedir pesquisas e trabalhos relacionados ao que será visto”;* comenta o professor de geografia;* Alessandro Prestes.
O Solar Luis de Souza Leão conserva seus traços originais;* resgata a história do município de Tupã e a vida do fundador;* por meio das 749 peças pertencentes ao cotidiano do fundador da cidade. O Solar fica na rua Caingangs;* 600 no centro da cidade. O horário de visitação é das 8h às11h;* e das 13h às 17h;* de segunda a sexta-feira.
Tupã