Na escola Enedina Botteon;* os professores desenvolvem um projeto de leitura junto à sala de leitura com os objetivos de os alunos interagirem com o livro de maneira prazerosa;* reconhecendo-o como fonte de formação e entretenimento; ampliar o repertório literário; desenvolver comportamento leitor e possibilitar o contato com diversas obras e gêneros.
A visita à sala de leitura é uma atividade permanente;* programada para o longo do ano;* uma vez que na rotina semanal já contempla a especificação de um dia agendado para a sala de leitura.
Como as crianças não são alfabetizadas ainda;* o professor faz a leitura do livro previamente escolhido;* mostra à turma o livro;* apresentando o autor e o ilustrador;* em seguida;* realiza a leitura;* após a mesma todos podem manusear e contar a parte que mais gostou do livro e por que mais gostou;* comentar se as antecipações foram ou não confirmadas com a leitura.
Segundo a coordenadora Arilena Almeida;* na sala de leitura;* as crianças podem escolher e manusear livremente as diversas coleções e os diversos gêneros e é neste precioso momento que observamos os comportamentos leitores;* por diversas vezes;* podemos vivenciar crianças lendo para outras;* mostrando com o dedo onde está o nome do ilustrador.
Segundo a professora Larissa Cristiane dos Santos;* é muito importante envolver a criança em situações de leitura;* visto que;* ao fim da leitura;* é a vez dos pequenos leitores se aventurarem neste mundo. Este momento em nossa rotina é prazeroso e rico;* pois ocorrem diversas trocas de informações e diferentes avanços;* visto que as crianças procuram pistas e levantam diversas hipóteses para decifrar o que está no livro e também é onde as crianças podem vivenciar uma prática social.
Para a equipe Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação;* a literatura;* por constituir um conjunto de códigos discursivos decorrentes da ação dos homens no tempo e no espaço;* transforma o modo como vemos o mundo e como nos situamos nele;* a literatura;* desse modo;* pode formar a humanidade daqueles que se propõem a ler.
Tupã