Cinco equipes do curso de Robótica estiveram neste sábado em São Bernardo do Campo
Conquistada a fase regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2014;* que aconteceu no primeiro semestre deste ano;* em São Carlos;* onde das oito equipes da rede municipal de ensino de Tupã;* cinco passaram para a fase estadual;* nesta sexta-feira;* dia 8;* alunos da EMEF João Geraldo Iori e EMEIEF Governador Mário Covas viajaram até a cidade de São Bernardo do Campo para disputarem;* com equipes;* a fase no âmbito estadual.
As cinco equipes da EMEF João Geraldo Iori e EMEIEF Governador Mario Covas;* pais;* professores e gestores da escolas e da SEDUC e o coordenador do Projeto de Robótica Angelo Jorge;* participaram do evento realizado no Campus da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI).
A supervisora de atividades municipais;* Silvia Ferrari;* que acompanhou os alunos;* disse que eles tiveram mais uma experiência positiva durante a disputa da fase estadual das olimpíadas em São Bernardo do Campo. “Os alunos têm de operar os robôs sozinhos;* sem a ajuda de ninguém. Lá eles têm de mostrar que estão preparados para realizar todos os procedimentos exigidos pela olimpíada. Foram responsáveis;* competentes e hábeis com os robôs”.
A diretora de Núcleo Educacional;* Marta do Amaral Costa;* disse que sob o ponto de vista do ferramental tecnológico para educação;* a robótica é uma tecnologia emergente que tem se tornado elemento praticamente obrigatório nas escolas modernas devido à sua possibilidade de atuação em diversas dimensões. “Interessantes experiências demonstram que a robótica pode atuar como inclusora;* não apenas digitalmente ou tecnologicamente;* mas socialmente;* levando alunos a se integrarem de maneira efetiva à sua comunidade escolar e à sociedade. Mais do que isso;* a robótica tem sido utilizada como ferramenta para o ensino de conteúdos;* tais como ciências;* física;* matemática;* geografia;* história e até mesmo português”.
Duas das equipes de Tupã foram premiadas: melhor escola pública e melhor equipe estreante. O secretário de Educação;* Prof. Dr. Marcos Leite;* disse que o projeto de robótica possibilita;* aos alunos participantes;* resultados positivos. “A Olimpíada de Robótica é uma oportunidade para os alunos competirem entre grupos de forma inteligente e aprendendo novas formas de entender algumas disciplinas como é o caso da matemática. Os professores do ensino fundamental da rede municipal notam melhora significativa dos alunos na disciplina de matemática. Isto é uma conquista importante”.
Marcos Leite complementou que o curso de Robótica é realizado nas escolas Mário Covas;* João Geraldo Iori e Odinir Magnani.
A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica. A olimpíada possui duas modalidades que procuram adequar-se
tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental;* médio ou técnico em todo o território nacional;* e é uma iniciativa pública;* gratuita e sem fins lucrativos.
Assim ficou a classificação: No nível 1 do Ensino Fundamental;* competiram entre 36 equipes. Eis o excelente resultado:-
5º lugar - Tuparobôs - 400 pts - tempo 685
6º lugar - Robô Brasil - 400 pts - tempo 730
7º lugar - Robô Ação - 390 pts - tempo 648
8º lugar - Equipe JKMI - 380 pts - tempo 820
9º lugar - Equipe IORI - 350 pts - tempo 602
Campeão: Bazinga
Vice-Campeão: Spectron
Terceiro Lugar: NaipeNX2YZ
Prêmio Robustez: Warrior bot
Prêmio Dedicação: Marivaldo Degan
Prêmio Elegância: TitanBoot
Prêmio Inovação: Evolution
Prêmio Escola Estreante: Tuparobos – EMEF PROF Jose Geraldo Iori
Prêmio Escola Pública: Robô Brasil – EMEF PROF José Geraldo Iori
Prêmio Escola Privada: SIGMA FR – Colégio São Carlos
Tupã