Prof. Dr. Marcos Leite e vereador Caio Aoki entregam moções pelas conquistas dos alunos na Olimpíada

Educação - Quarta-feira, 20 de Agosto de 2014


Prof. Dr. Marcos Leite e vereador Caio Aoki entregam moções pelas conquistas dos alunos na Olimpíada

Professores revelaram melhora na vida escolar dos alunos em diversos aspectos

Na segunda pela manhã;* o secretário de Educação;* Prof. Dr. Marcos Leite;* sua equipe pedagógica;* e o vereador Caio Aoki;* estiveram na EMEF Prof. João Geraldo Iori e na EMEIEF Gov. Mario Covas;* onde foram recebidos por centenas de alunos;* professores;* funcionários e pais. A visita das autoridades às escolas teve como objetivo a entrega da Moção 106/2014 de autoria do vereador Caio Aoki;* que parabeniza os alunos das duas escolas que participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

A etapa regional foi realizada em São Carlos e a etapa estadual foi realizada no Campus da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) em São Bernardo do Campo. A disputa foi acirrada;* com a presença de diversas equipes de robótica do Estado de São Paulo. Duas das equipes de Tupã foram premiadas: Melhor Escola Pública e Melhor Equipe Estreante.

Na oportunidade;* Marcos Leite;* Caio Aoki e a diretora de departamento pedagógico;* Luciana Leal;* entregaram;* para todos os alunos participantes da Olimpíada;* a moção de congratulações;* parabenizando-os pela conquista de âmbito pedagógico.

Marcos Leite parabenizou todos os alunos que participaram da OBR. “Vocês estão aprendendo a lidar com os robôs e vocês mesmos estão sentindo que melhorou a disciplina de matemática. Gostaria de parabenizar todos os alunos que participam do curso de robótica que são os alunos dos quartos e quintos anos do Ensino Fundamental e especialmente as equipes que participaram da Olimpíada. Vocês representaram bem a cidade de Tupã e foram premiados na fase estadual. Isto mostra o quanto é necessário a continuação do projeto robótica nas escolas municipais de Tupã”.

Também parabenizou o coordenador do curso de Robótica em Tupã;* Ângelo Jorge. Leite considerou que o coordenador intensificou as formações com os alunos que participaram da olimpíada;* acompanhando-os nas etapas Regional e Estadual da OBR. “A Olimpíada foi uma grande oportunidade para vocês mostrarem seu conhecimento”.

Em seguida;* Caio Aoki também parabenizou todos os alunos que participam das aulas de robótica e que estão melhorando seu desempenho durante as aulas regulares. Na oportunidade;* leu a moção de sua autoria;* parabenizando os alunos que participaram e os que foram premiados da Fase Estadual. “Esta moção que estou entregando foi aprovada na Câmara Municipal de forma unânime. Isto mostra que a Câmara tem o orgulho das boas iniciativas realizadas pela população;* e em especial do poder executivo;* que teve a idéia de realizar o curso de Robótica e vocês alunos por mostrarem seus conhecimentos durante o curso”.

A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que se utiliza da temática da robótica. A olimpíada possui duas modalidades que procuram se adequar

tanto ao público que nunca participou de aulas de robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente;* a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil;* utilizando essa temática. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do Ensino Fundamental;* Médio ou Técnico em todo o território nacional;* e é uma iniciativa pública;* gratuita e sem fins lucrativos.

Resultado

A professora Ilda Mandelli de Miranda;* da EMEF “João Geraldo Iori” disse que o curso de Robótica realizado pela Secretaria de Educação é uma iniciativa inovadora de aprender. “A robótica chama atenção;* visto que é uma tecnologia nova e atrai a atenção dos alunos. Até os alunos do segundo ano perguntam quando eles irão participar. As aulas de robótica facilitam a aprendizagem de outras disciplinas”.

Já a professora Marlene Aparecida Ramoz disse que as aulas de robótica proporcionam o melhor aprendizado dos alunos. “Acrescenta muito no aprendizado e é uma atividade lúdica”. Para a professora Aparecida de Fátima;* o curso de Robótica melhora o comportamento dos alunos participantes em diversos aspectos. “Eles estão mais concentrados;* interessados;* melhora a sociabilização;* pois um ajuda o outro.”

Uma das mães presentes no evento de entrega da moção honrosa revelou que seu filho melhorou o interesse pela escola. De acordo com Patrícia da Silva Guedes;* seu filho tinha desinteresse pela escola e agora com a introdução do projeto de Robótica;* ele voltou a assistir às aulas.

A coordenadora da EMEIEF Gov. Mário Covas;* Dulcelene Antiqueira Aducci;* disse que houve uma avaliação na unidade escolar;* mostrando o desempenho dos alunos diante das disciplinas. “Esta sondagem bimestral mostrou que os alunos dos quartos e quintos anos avançaram na aprendizagem das disciplinas escolares”.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã