Os Centros Municipais de Educação Infantil do Município (CMEI) desenvolveram no período de 18 a 28 de agosto o Projeto “Afetividade;* uma lição de carinho”. A Secretaria Municipal de Educação;* por meio da equipe pedagógica e das supervisoras de atividades municipais dos CMEIs;* ofereceu subsídios teóricos e práticos para que os Auxiliares de Desenvolvimento Infantil pudessem aplicar tal projeto.
A ideia surgiu da observação e da necessidade de trabalhar a afetividade;* a amizade;* o respeito pelo outro e a importância dele na nossa vida;* partilhando sentimentos;* dizendo e ouvindo o que o outro pensa;* transformando as ações em um ato de afeto e carinho bem como;* da importância de fazer com que a criança compreenda a necessidade de se proteger;* a começar pelo seu próprio corpo;* nesta fase tão peculiar de desenvolvimento.
O afeto é o princípio norteador da autoestima;* sendo assim cultivar e trabalhar a amizade é algo que não é imediato. Depois de desenvolvido o vínculo afetivo;* a aprendizagem;* a motivação e a disciplina como 'meio' para conseguir o autocontrole da criança e seu bem estar são conquistas significativas. A afetividade consiste em poder fazer com que a criança receba o contato físico;* verbal;* a relação de cuidados;* mas isso também implica conflitos;* envolvendo amor e raiva. O afeto refere-se a atitudes e sentimentos expressados ou presentes no ambiente. Sua maneira de ser;* atuar e falar é muito significativa.
Sabe-se que num certo espaço de tempo (os primeiros anos de vida);* a criança passa por diversas etapas físicas;* mentais;* sociais e emocionais;* que são fundamentais ao seu desenvolvimento e que influenciarão na formação e desenvolvimento de sua personalidade. O comportamento agressivo aparece como desejo ou possessão de um espaço;* brinquedo;* na busca pela atenção de um adulto. Com a entrada na creche;* passa a viver em dois microssistemas (família e creche);* gerando conflitos que;* diante de sentimento de impotência para resolvê-los ou de insegurança;* manifestam a agressividade.
Para o Secretário da Educação;* Prof. Dr. Marcos Leite;* “considerando que as relações interpessoais são o ponto central do trabalho realizado em nossas creches é nosso dever mostrar às crianças que as mesmas se estabelecem de diferentes formas: pelo olhar;* pelo diálogo;* pelo toque e que o toque acalenta;* conforta;* transmite alegria e cria elos entre o eu e o outro”.
Contudo;* para a Diretora de núcleo educacional;* responsável pelas creches;* Andréia Alessandra Benício Doretto;* torna-se dever dos envolvidos nesse processo de acolhimento;* Secretaria da Educação;* Profissionais dos CMEIs e as Famílias;* esclarecer formas de receber afetos para que possamos prevenir formas abusivas de manifestar tais sentimentos.
A culminância do projeto está acontecendo de 2 a 11 de setembro com uma exposição para as famílias e toda comunidade dos trabalhos realizados pelas crianças.
A Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação considera que o governo de Tupã investe no desenvolvimento e qualidade da primeira infância.
Tupã