‘Antologia Tupãense’ foi entregue aos participantes do 4° Festival de Literatura

Planejamento e Infraestrutura - Quarta-feira, 10 de Setembro de 2014


‘Antologia Tupãense’ foi entregue aos participantes do 4° Festival de Literatura

A Prefeitura da Estância Turística de Tupã realizou, nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura, a entrega da Obra Literária “Antologia Tupãense” aos participantes do Concurso Literário do 4° Festival de Literatura - Prêmio Nacional de Artes da Estância Turística de Tupã.

O concurso foi dividido em quatro categorias. Cada uma teve um tema escolhido pela comissão organizadora para desenvolver obras em forma de frases, poesia e/ou conto. O Prêmio Nacional de Artes da Estância Turística de Tupã - 4° Festival de Literatura, resgatou assim uma antiga tradição de nosso município na arte literária.

Os vencedores receberam certificados, premiação em dinheiro e foram, também, agraciados com exemplares da “Antologia”, onde estão publicadas suas obras. Foram escolhidas 80 obras para fazer parte dessa antologia, resultante do 4º Festival de Literatura do “Prêmio Nacional de Artes da Estância Turística de Tupã”, mostrando a grandeza e a variedade literária dos participantes.

O concurso contou com a participação de obras em forma de textos literários, em frases, poesias, ou contos, divididas em quatro categorias distintas: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Categoria Livre.

Na ocasião, houve centenas de inscrições para participação no concurso. Foram mais de 500 trabalhos inscritos, todos com alto nível de qualidade, o que dificultou o trabalho de escolha pela comissão julgadora que, automaticamente, aumentou de cinquenta para oitenta o número de obras a serem publicadas.

A comissão organizadora surpreendeu-se com a qualidade dos textos apresentados e com a receptividade que o festival obteve no município, alcançando outros estados e, também, outros países, destacando o Japão, que teve duas obras inscritas.

A participante Cristiane Kovacs Cardoso, via e-mail, agradeceu o exemplar recebido em sua residência nesta semana. “Foi com grande alegria que recebi hoje o meu exemplar, muito bonito, por sinal, externa e internamente. Muito obrigada. Por enquanto, li quase todos os textos nele contidos, fiquei feliz e emocionada com a leitura; então penso que a arte e a beleza contida nas letras em geral, fizeram sua parte: acoçar e atingir em cheio os corações das pessoas”, disse Cristiane.

“O festival mostrou o potencial literário que Tupã possui. Foram vários estados e três países participando, o que nos deu imensa satisfação e orgulho, e ainda a oportunidade de cumprir nossa maior missão na divulgação, no fomento e engrandecimento das artes e da cultura de nosso município”, comentou o secretário Municipal de Cultura, Charles dos Passos.

Os participantes Carlos Marcos Faustino, Alcione de Alcântara Gonçalves, Emílio Darmaso Eredia e a professora e ganhadora do 1º lugar na categoria livre Flor Aida Peregrino da Silva, receberam com alegria os seus volumes da “Antologia Tupãense”, onde seus trabalhos estão eternizados para a posteridade.

“Essa ‘Antologia Tupãense’, resultante do 4º Festival de Literatura - Prêmio Nacional de Artes, traz com ela a valorização da cultura literária, e vem com o intuito de eternizar o nome e os trabalhos dos literários tupãenses, e de participantes dos estados e países que acreditaram em nosso município, marcando o resgate do Festival Literário há muito esquecido em nossa cidade. Esta foi a primeira obra a ser lançada de muitas que estão por vir, gravando a literatura na história de Tupã”, finalizou o prefeito.


Prefeitura da Estância Turística


Tupã