Nesse segundo semestre, as professoras da educação infantil da EMEIEF Governador Mario Covas realizaram a Sequência Didática: “Resgatando Tradições”, em que o objetivo era resgatar a importância da continuidade da cultura popular. O trabalho, desenvolvido pelas professoras da Primeira Etapa, justifica-se pela riqueza do folclore, pois o mesmo é constituído de histórias populares transmitidas de geração em geração. Essas histórias refletem nossa cultura, e são definidas como mitos e lendas. Encontramos também, neste contexto, as músicas folclóricas, que resgatam diversas tradições, raízes e origens.
Com o avanço da tecnologia, da globalização, ouve-se menos falar a respeito da nossa cultura, que é o principal representante de nossa identidade, que deve ser mantida, e o Folclore existe para que essa cultura não se perca, não desapareça, pois sua função principal é o resgate dessas tradições.
Para a coordenadora da escola, Dulcelene Antiqueira Aducci, “por ser um tema abordado durante todo o ano com as crianças, resolveu-se aprofundar este tema, com as pessoas que mais têm a contribuir, pessoas estas que trazem em sua jornada uma bagagem imensurável de ricas histórias, com contos, momentos reais vivenciados ou apenas imaginados, pois, quem ouviu ou ouve a maioria destes relatos folclóricos jamais saberá se aquilo ocorreu realmente e isso é o que mais fascina.”
Para os professores, envolvidos com o projeto, o objetivo principal era fazer com que as crianças tivessem contato significativo com diversas culturas, aproximando-os da história do povo e de sua própria história, o que, para elas, foi garantido na visita à Casa dos Velhos de Tupã.
Para o secretário da educação, Prof. Dr. Marcos Leite, “a troca de saberes é a prova imediata do resultado positivo do trabalho realizado com esta sequência, dando um valor real, significativo e rico para o desenvolvimento dos saberes destas crianças e, para os idosos que ali estavam, a grande importância que têm na vida desta nova geração.”
Tupã