Alunos das escolas municipais visitam os Correios em Tupã

Planejamento e Infraestrutura - Quarta-feira, 01 de Outubro de 2014


Alunos das escolas municipais visitam os Correios em Tupã

Todos os alunos do pré I e II da rede municipal estão participando do Projeto “Literatura e a formação do leitor na educação Infantil”

Na última semana;* os alunos do pré II da EMEI “Cíntia dos Reis” visitaram a agência do Correio na Praça da Bandeira e à tarde a distribuidora do Correio localizada na Rua Piratinins. A visita aos Correios faz parte do Projeto “Literatura e a formação do leitor na Educação Infantil”;* Etapa 2 – O carteiro chegou;* que se estende para todos os alunos matriculados no Pré II da rede municipal.

Os alunos da EMEI “Cíntia dos Reis” estiveram acompanhados da professora Luciane Massola de Lima e de monitoras. Vinicius da Costa;* 5 anos;* disse que o passeio estava bem divertido: “gostei de conhecer tudo o que vi”. Já seu amigo;* Ezequiel Rodrigo dos Santos;* 5 anos;* disse que estava gostando muito do passeio: “é muito legal”. Também a Maria Clara Venâncio;* 6 anos;* disse que adorou conhecer os Correios: “conheci diversas salas e também gostei de saber de onde vem nossas cartas”.

O Projeto “Literatura e a formação do leitor na Educação Infantil” foi desenvolvido pela equipe pedagógica da Secretaria da Educação;* coordenada pela Professora Doutora Luciana Ferreira Leal;* para atender ao público do Pré I e II. Segundo a professora Luciana;* “ensinar literatura de um ponto de vista em que se almeja formar a humanidade dos leitores é deixar de considerar o texto literário apenas como mero pretexto para estudo de temas transversais ou de regras comportamentais. Ou seja;* ensinar literatura na escola;* na perspectiva da humanização que possibilita esse tipo de texto;* não significa ensinar técnicas para se produzir um texto literário; ou ensinar lições de moral; ou ainda ensinar de modo agradável diferentes conteúdos escolarizados. Ensinar literatura ou ensinar por meio dela é construir um ambiente de reflexão sobre a linguagem;* que possibilite ao aluno pensar e refletir sobre os efeitos;* usos e funções do ler e do produzir texto;* é possibilitar ao aluno refletir sobre o texto lido ou ouvido e;* a partir disso;* produzir novos textos (orais ou escritos).”

Enquanto o pré I desenvolve o trabalho com o livros Contos do Bicho do Mato de Ricardo Azevedo;* o pré II desenvolve a sequência didática proposta para o livro O Carteiro chegou;*de Janet & Allan Ahlberg;* publicado pela Companhia das Letrinhas;* em 2008.

Faz parte da sequência didática do pré II;* o trabalho com diversos gêneros epistolares e a escrita e postagem de cartas endereçadas aos alunos de Pedagogia da FACCAT;* que responderão as mesmas;* pois a equipe pedagógica da Secretaria da Educação compreende que o processo de ensino-aprendizagem deve envolver situações reais de interlocução. Além disso;* cabe ao professor explorar;* no processo de elaboração da carta;* quais recursos textuais utilizar para a finalidade discursiva que terá a carta que estão elaborando. Também não se deve esquecer dos elementos essenciais que constituem o gênero “carta”. Todos os alunos do pré II visitarão o correio e realizarão a postagem da carta.

Segundo o secretário da educação;* Prof. Dr. Marcos Leite;* de acordo com o público alvo a que se destina este projeto;* os objetivos que visamos alcançar com seu desenvolvimento são: despertar o gosto pelo texto literário de boa qualidade estética; formar leitores competentes; desenvolver o lado lúdico da leitura; trabalhar com situações problemas que garantam a construção de conhecimento sobre Leitura e escrita; contribuir para a compreensão da criança de que a linguagem;* como atividade discursiva e cognitiva;* é uma forma de representação da realidade; ampliar as possiblidades de interação interlocutiva por meio da linguagem; e contribuir para a compreensão de que a linguagem;* sobretudo a literária;* é um meio de transformação da realidade empírica.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã