Mesmo não estando entre os municípios com risco de epidemia;* ações não param durante todo ano
O mês de novembro;* além de ser considerado o mês de conscientização sobre doenças que atingem os homens;* também tornou-se em Tupã um mês dedicado ao combate de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue. O “novembro contra a dengue”;* realizado pela secretaria municipal de saúde;* através do setor de combate as endemias está divulgando a alerta de que “a dengue está mais perto que você imagina”;* com forma de alertar as pessoas para o risco da doença.
Este mês é considerado também o mês de várias ações contra a dengue. O trabalho está sendo realizado desde a última segunda feira;* dia 17 e vai até o dia 25 de novembro. Mas em Tupã;* desde o dia 10 deste mês há um trabalho de intensificação das atividades de prevenção e controle da Dengue.
A secretaria da saúde através do Setor de Endemias esta desenvolvendo trabalho junto à comunidade que reside nas áreas abrangidas pela Estratégia da Saúde da Família;* visando à prevenção e conscientização da sua responsabilidade no combate ao mosquito Aedes aegypti.
Dentro do cronograma de atividades;* haverá competição entre os ESFs;* com a participação dos ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e ACE (Agente de Combate às Endemias);* com a realização de visitas nas residências de abrangência. Durante as visitas serão identificados;* contabilizados e eliminados os criadouros existentes.
Ao final do trabalho em cada ESF;* serão contabilizados os criadouros e depois do termino deste trabalho;* caberá uma premiação para a unidade que tiver contabilizado o menor número de criadouros durante as vistorias realizadas.
Este trabalho já foi realizado nos distritos de Universo;* Varpa e Parnaso e nas Unidades do Setor B e Santa Adélia. Neste trabalho estão envolvidos 71 agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde;* que trabalham unidos em prol de um objetivo comum;* orientar a população quanto a prevenção e principalmente eliminar criadouros.
Outras ações já estão programadas e também serão desenvolvidas;* como as equipe das unidades de saúde que estarão realizando ações educativas com os usuários nas salas de espera; nas escolas a continuidade dos projetos educativos;* grupos de estudos com alunos das escolas estaduais abordando o tema dengue e sua prevenção; envio de comunicado para as lideranças religiosas com informações sobre dados epidemiológicos;* ações de prevenção e eliminação de criadouros;* solicitando a colaboração dos fiéis no controle da dengue;* informando estas ações durante os cultos ou missas; na secretaria da saúde houve a intensificação da sala de situação da dengue;* com a participação das diretorias;* discutindo novas estratégias e planejando ações de prevenção e controle da dengue.
Segundo a secretária de saúde;* Rosangela Urel;* só com a participação conjunta da comunidade;* empresas;* governos e organizações sociais;* será possível diminuir substancialmente os casos de dengue no município;* evitando assim uma nova epidemia e a necessidade de ações agressivas a população e ao meio ambiente;* como o uso do inseticida.
Tupã