A Secretaria municipal de Educação participou do II Seminário de práticas de leitura e escrita realizado pela Diretoria de Ensino de Tupã;* cujo objetivo era o de apresentar as boas práticas desenvolvidas em sala de aula.
Com a temática da leitura em voz alta realizada pelo professor;* a professora Simaraci Montagnani Minelli e aluna pesquisadora Jhecy Caroline Aono da Escola Governador Mário Covas apresentaram o trabalho desenvolvido em sala de aula. A apresentação voltou-se para a discussão das condições que o professor garantiu para realizar o trabalho com os alunos;* a realização do acompanhamento dos alunos durante o trabalho;* a observação do que o aluno aprendeu com a prática e as contribuições da apresentação para o enriquecimento da prática dop professor em sala de aula.
O livro utilizado para a realização dessa prática foi“Contos de enganar a morte” de Ricardo Azevedo. Após a apresentação da unidade escolar;* da justificativa e objetivos da atividade;* a professora e aluna pesquisadora elencaram que a finalidade da Leitura em voz alta realizada pelo professor é explicitar ao aluno – por meio da fala do professor – comportamento de leitor. Ela possibilita que o aluno observe os recursos que o professor utilizou para a escolha do texto e também possibilita;* aos alunos que não lêem convencionalmente;* o contato com textos em linguagem escrita de boa qualidade. Por fim;* possibilita aos alunos contato com textos que não escolheriam de maneira independente;* ampliando seu repertório de leitura. Dentre outros aspectos;* o aluno pode aprender: a linguagem que se escreve;* expressões;* estrutura do texto;* características do gênero;* estilos de diferentes autores;* recursos de linguagem;* a ouvir com atenção;* os comportamentos de leitor do professor e poderá também ampliar o repertório cultural sobre os gêneros.
Para a equipe pedagógica da Secretaria Municipal “a prática de leitura em voz alta de textos literários feita pelo docente tem como principal objetivo ler livros que os alunos sozinhos não teriam condições de ler. Seja pelo tamanho;* pela falta de indicação;* pela complexidade da obra ou do autor;* e também por falta de condições de leitura autônoma. Cabe ao docente a tarefa de escolher diferentes gêneros literários;* e bons autores para apresentar para os seus alunos. Esta leitura deve ser feita todos os dias para as crianças. Quando o professor realiza a leitura em voz alta para sua turma;* ele está cumprindo com um dos papeis mais importantes que é o de formar leitores”.
Tupã