Nessa segunda-feira;* estiveram reunidos na Secretaria Municipal da Educação;* os gestores das escolas Municipais: Ana Cláudia Miranda Bacchi Gutinieki;* da escola Professor Odinir Magnani;* Mara Ramos de Oliveira;* da escola Professor João Geraldo Iori e Dulcelene Antiqueira Aducci e Rosemeire Munhoz Silveira da escola Governador Mário Covas e diretores da Secretaria Municipal da Educação;* Luciana Ferreira Leal e Alessandra Loureiro da Silva;* para o balanço do programa robótica educacional realizado nas escoljs municipais desde o segundo semestre de 2013.
Os objetivos da reunião eram marcar o encerramento das atividades do ano letivo;* apresentar as principais ações e resultados do projeto em 2014 e obter feedback do projeto.
Estudos sobre robótica apontam que o desenvolvimento das atividades em sala de aula utilizando o robô;* como recurso pedagógico;* promovem inovação da prática pedagógica;* favorecimento da interatividade professor aluno;* ensino aprendizagem de conceitos científicos baseado em aplicações de robótica;* interdisciplinaridade por meio de atividades que permeiam diferentes áreas do conhecimento e articulação com currículo escolar e flexibilidade ao desenvolvimento docente.
A fundamentação teórica do programa está baseada na teoria das situações didáticas;* que envolve o meio antagônico (interação entre sujeito);* as situações didáticas (relação entre professor aluno);* a devolução (não apenas comunicar problemas) e situações didáticas e adidáticas.
Em se tratando das conquistas e primeiros resultados;* por meio das avaliações internas e externas;* consideramos a interação dos alunos com a tecnologia; a aula como um momento prazeroso para os alunos; conteúdos trabalhados com a participação dos alunos; professores fazendo uso pedagógico do kit em suas aulas; atenção;* concentração e interesse elevados dos alunos
A grande inovação de 2014 foi a integração da robótica ao currículo de matemática: EMAI e Robótica Educacional;* aliada à formação dos professores;* assessoria Pedagógica;* material e suporte de manutenção.
Conquistas:
Olimpíada Brasileira de Robótica 2014
Os alunos das escolas municipais de Tupã participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica. Na primeira fase na etapa regional;* realizada no dia 14 de junho na cidade de São Carlos;* das 8 equipes participantes;* classificamos 5 equipes para a etapa estadual em São Bernardo do campo. Fomos classificados em 5º;* 6º;* 7º;* 11º;* 12º;* 13º lugares;* consecutivamente.
Projeto aluno monitor
O projeto foi criado pela Secretaria de Educação;* oficializado às escolas por meio da circular n. 30;* emitida em 24 de maio de 2014: “os alunos que participaram da Olimpíada atuarão como monitores de robótica em sala;* ou seja;* esses alunos darão continuidade aos aprendizados e técnicas adquiridas nas formações para a Olimpíada;* contribuindo nas aulas de robótica dentro da sala de aula. Esses alunos participarão das aulas na escola;* ajudando o professor e seus colegas na aplicação das aulas do professor titular de sala”
Atividades registradas pelos professores
Em 2013;* ano em que o projeto foi implantado;* foram realizadas 54 atividades registradas pelos professores;* esse número passou;* em 2014;* para 210 atividades registradas. Isso mostra um aumento de quase 300%;* ou seja;* a quantidade de atividades realizadas com registro foi 4 vezes maior em 2014. Lembrando que muitas atividades são realizadas;* porém não são registradas pelos professores.
André Cola;* Diretor Educacional do Grupo PETE;* considerou que ao final do ano letivo e como forma de encerramento das atividades da robótica junto às escolas;* os alunos monitores;* com toda a turma;* apresentaram um trabalho para a escola e comunidade com tema livre;* porém;* utilizando a robótica na apresentação. Como culminância;* “o trabalho demonstrou coerência;* seriedade;* comprometimento e apropriação. Os professores são os grandes responsáveis pela consolidação do Programa nas escolas”;* comenta o professor André.
A Coordenadora Mara acredita que a culminância do projeto “Aluno Monitor” foi a demonstração de que os professores podem utilizar o robô como recurso pedagógico para diferentes temáticas e situações de aprendizagem.
Para o Secretário da Educação;* Prof. Dr. Marcos Leite;* “entendemos que a utilização da robótica como recurso didático é um processo que exige tempo para sua maturidade. Contudo;* percebemos que a apropriação dos professores em Tupã ocorreu de forma intensa e bastante significativa”.
Tupã