A Escola João Geraldo Iori encerrou as atividades do ano letivo de 2014 da robótica pedagógica com apresentações que envolveram temas como a falta de água no Brasil;* lixo eletrônico;* o desmatamento das floresta;* a poluição das cidades e a importância do sonho na vida da criança.
Os alunos;* envolvidos no Projeto aluno monitor;* desenvolveram as atividades e apresentaram no dia 05 de dezembro no Teatro da Escola. As atividades desenvolvidas encantaram os pais e professores que participaram ativamente das atividades;* os alunos apresentaram trabalhos belíssimos inspirados nos temas escolhidos;* as apresentações envolveram robôs autônomos montados e programados pelos alunos em sala com interação nas apresentações
Os alunos desenvolveram peças teatrais;* apresentaram depoimentos sobre a participação na Olimpíada Brasileira de Robótica no estado de São Paulo;* além de uma apresentação de dança com robô;* em que escolheram o samba;* com a música “O pato” de João Gilberto.
As atividades apresentadas mostraram o comprometimento de toda a equipe gestora e de todos os professores da escola João Geraldo Iori com o recurso da Robótica em sala de aula;* as atividades desenvolvidas deixaram;* além dos pais e professores encantados;* a equipe responsável por julgar os trabalhos apresentados.
O vice-prefeito;* Thiago Santos;* esteve presente na abertura do evento que estava lotado de pais;* parentes e amigos dos alunos participantes do curso de robótica. Na oportunidade;* elogiou o curso que tem feito muito sucesso entre os alunos da rede municipal. Disse que é um projeto inovador para a região. “Hoje temos um projeto que vem gerando resultado positivos para nossos alunos;* melhorando disciplinas e o desempenho escolar. Para isto;* temos professores competentes para realizar um curso de forma interessante”.
Thiago destacou o aumento do IDEB em Tupã. “Tupã está acima da média estadual e federal. Isso significa que estamos no caminho certo. Estamos inovando cada vez mais e investindo no ensino e no aperfeiçoamento dos professores”. Concluindo;* Thiago parabenizou os professores e alunos que participam do curso de robótica ensinado nas escolas da rede municipal.
O Diretor de Educação André Cola da empresa pETe – Educação com Tecnologia;* que participou do júri;* declarou que os alunos apresentaram total autonomia no desenvolvimento das atividades com potencial para concorrer na Robocup no estado de São Paulo. Destacou a importância ainda da robótica como ferramenta para a vida futura e profissional dos alunos envolvidos no projeto.
A Diretora Alessandra Loureiro da Secretaria de Educação destacou a importância e o compromisso da Secretária em levar a inserção da tecnologia em sala de aula como prioridade das escolas envolvidas no projeto da Robótica.
A aluna Franciele Martins Rocha;* disse que a robótica melhorou suas notas. “Através do curso de robótica;* eu venho melhorando minhas notas e me interessando mais pelo uso da tecnologia em sala de aula”. Já Pedro Henrique Castro Tanaka;* disse que os robôs devem ser grandes aliados do ser humano: “como podemos observar aqui;* os robôs já existem e são usados para diversas funções dentro das atividades industriais e a serviço do homem”. A aluna Cíntia Saraiva da Silva destacou o emprego da robótica na vida cotidiana do homem. “Inovar é crescer;* é mostrar o que somos capazes de desenvolver para que melhoremos a qualidade de vida no nosso planeta”.
As atividades desenvolvidas ganharam destaque também nos alunos das turmas de 3º ano que irão ter acesso ao recurso da robótica no ano letivo de 2015. Os alunos não veem a hora de entrar em contato com a robótica e usar o recurso em favor da aprendizagem.
O secretário de Cultura;* Charles dos Passos;* também foi um dos jurados;* elogiou o evento como forma de incentivar a inovação tecnológica e promover as artes. “Está nas nossas vidas;* a informática;* a robótica;* as apresentações estavam lindas e primaram pelo requinte. A arte também está presente nas atividades escolares.
Para a Diretora da escola;* Viviane Ciaramicoli;* “a Secretaria de Educação mostra o compromisso e a inovação por meio da robótica;* pois;* além de trabalhar a Matemática em sala de aula;* busca cada vez mais recurso para a aprendizagem dos alunos.”
Tupã