Os alunos das escolas Governador Mário Covas apresentaram a culminância do Projeto aluno monitor de Robótica. Os alunos das turmas dos 5º anos das escolas desenvolveram um projeto em que trabalharam com temas livres. Os alunos atuaram em sala de aula como monitores de robótica durante o ano letivo. No final do ano;* como encerramento das atividades;* cada turma teve o desafio de montar;* programar um robô que pudesse interagir na apresentação de enceramento com toda a turma de sala de aula.
Dentre os trabalhos;* ainda foram desenvolvidos apresentação de “Dança com Robôs”. A escola escolheu o tema “Robô Frevando”. Os alunos;* juntamente com a vice Diretora;* Rose Munhoz;* montaram uma robô que executou simultaneamente passos de frevo. “A interação foi intensa”;* destaca Rose Munhoz. Destaque para a aluna Ketlin;* que programou sozinha a robô que interagiu na apresentação dos alunos. A apresentação ainda teve a participação da professora de Arte que ensaiou os alunos para a dança.
A professora Ângela Campos desenvolveu;* junto com os seus alunos;* uma atividade voltada para a disciplina de Matemática. O alunos montaram e programaram um robô guiado por luz e que segue faixa;* onde o robô tinha de identificar uma figura geométrica. Após isso;* deveria ser guiado por uma faixa até o nome correto da forma e em seguida o robô deveria ser guiado até a fração que corresponde à figura selecionada. A Interação aluno-robô trouxe uma nova forma de aprendizado para as crianças;* aliando o lúdico à prática de sala de aula.
A professora Luciana Venâncio acompanhou seus alunos no Projeto em que pesquisaram sobre os principais recursos dos estados brasileiros. Em seguida;* montaram um mapa do Brasil dividido por regiões e montaram um robô que deveria mostrar as riquezas de cada estado brasileiro. Destaque para os alunos monitores que;* além de interagir com toda a turma de sala de aula;* ainda acompanharam as atividades da turma do 4º ano no contra-turno de estudo;* ajudando os alunos e a professora na atividade realizada em sala de aula.
Os alunos da Professora Ângela Placidino montaram e programaram um robô que segue faixa e identifica cores;* para que o mesmo pudesse identificar em cada estado brasileiro as principais fontes de recurso. Os alunos ainda tinham de responder a perguntas relacionadas às fontes de recurso econômico em cada região;* quando o robô identificava o estado pelas cores do mapa.
Os trabalhos foram avaliados por um equipe formada pelo Secretário de Cultura Charles Passos;* pela Profª. Drª. Luciana Leal;* pelas coordenadoras Pedagógicas das Escolas João Geraldo Iori e Odinir Magnani;* Mara Lopes e Solange Schinor e pelo Diretor de Imprensa José Rogério da Silva.
A Secretaria Municipal da Educação presenteou todos os alunos que participaram das atividades com um Livro de Literatura Infantil e a empresa pETe doou brindes para os 4 alunos monitores que ajudaram no desenvolvimento do Projeto.
Segundo o secretário da Educação;* Prof. Dr. Marcos Leite;* “a robótica proporciona aos nossos alunos uma nova forma de aprender;* juntando o recurso tecnológico com o didático;* transformando a sala de aula num ambiente mais prazeroso”.
Tupã