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Foi realizado;* na SEDUC;* o Seminário de Encerramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC);* com as professoras cursistas da Secretaria Municipal da Educação de Tupã/SP.
Foram responsáveis pelo encaminhamento das atividades a Coordenadora local Luciana Ferreira Leal e as Orientadoras de Estudo Agnes Iara Domingos Moraes e Alessandra Loureiro da Silva. Estavam presentes as professoras bolsistas;* as professoras ouvintes e a equipe gestora das escolas municipais.
As professoras cursistas realizaram apresentações. Para a diretora da Escola Municipal Governador Mário Covas;* Rosilene Ferreira da Silva Rabaldelli;* “esse foi um momento bastante profícuo;* com muito diálogo e troca de experiências entre as professoras e a equipe gestora presentes”.
A Formadora Alessandra destaca que a “ divisão dos grupos para apresentação no Seminário de Encerramento foi feita por escola e por ano/série. Cada grupo organizou uma apresentação em slides;* que foram revisados pelas Orientadoras de Estudo;* cuja a apresentação durou em média 15 minutos por grupo”. Os títulos das apresentações foram: “Sistema de numeração Decimal”; “Situação problema: Cada um resolve do seu jeito”; “O lúdico na resolução de situações-problema”; “Resolução de problemas de forma lúdica”; “A pertinência dos jogos na construção dos saberes matemáticos”; “Tampinhas;* festas e peixinhos”; “Medidas de comprimento”; “Medindo na Escola”; “Formas tridimensionais e suas planificações” e “Jogo do palhaço”.
A formadora Agnes considera que o Seminário de Encerramento foi muito importante;* pois houve bastante participação e interação por parte das professoras em todas as atividades. “O encontro foi bastante produtivo para todos;* haja vista as interlocuções e trocas de experiências e pontos de vistas entre todas as professoras participantes”.
O Prof. Dr. Marcos Leite;* secretário da Educação;* considera que os encontros de formação do PNAIC em 2014 foram essenciais para a formação dos professores cursistas do Município de Tupã. “As interlocuções e as trocas de experiências e de pontos de vistas entre todos os professores;* orientadoras e coordenadora local foram muito significativas.”
A troca de experiência foi um fator positivo apontado pela Coordenadora Local do PACTO;* Luciana Ferreira Leal. Para Luciana;* “esses momentos de suspensão planejada das atividades cotidianas na escola são fundamentais para que os professores possam refletir sobre a própria prática;* já que;* comumente;* no dia a dia;* durante o trabalho na escola;* nem sempre há condições adequadas para a reflexão;* para a crítica e para a autocrítica”.
As formadoras Alessandra e Agnes colocam que os encontros do PNAIC em 2014 foram um momento de práxis;* ou seja;* a saída (relativa) do cotidiano eminentemente prático para refletirmos sobre ele;* para voltar a ele num patamar mais avançado. Esse talvez seja o aspecto mais importante da formação continuada: a formação teórico-prática vinculada organicamente à realidade de cada município.
Tupã