Educador visitou instalações;* se reuniu com prefeito e deve ser o diretor do Instituto em Tupã

Educação - Terça-feira, 13 de Janeiro de 2015


Educador visitou instalações;* se reuniu com prefeito e deve ser o diretor do Instituto em Tupã

Na última sexta feira o prefeito Manoel Gaspar recebeu a visita do professor Caio Marcos Dias Flausino;* que atualmente ocupa o cargo de Diretor do Campus Avançado do Instituto Federal de Presidente Prudente;* mas que deverá ser oficializado como diretor da unidade local. Também participaram da reunião e da visita o vice-prefeito Thiago Santos;* o vereador Ribeirão e os secretários Clóvis Saito;* de Desenvolvimento Econômico e Isaura Gaspar;* de Assistência Social.

Durante a visita o professor Caio conheceu as instalações disponibilizadas para o Instituto Federal;* na Avenida dos Universitários;* onde funciona a Secretaria de Educação e falou sobre as etapas para o início das aulas;* que incluem audiências públicas e montagem da equipe administrativa e docente.

Segundo programação;* devem ser realizadas em breve duas a três audiências públicas para definição das diretrizes curriculares e pré definição dos cursos e a montagem da estrutura administrativa e docente;* com a contratação dos professores e funcionários administrativos. “Queremos o quanto antes deixar tudo encaminhado e dar início efetivo as aulas;* que é o fundamental neste inicio de atividades”;* disse Caio.

O professor informou também que haverá um cuidado especial para que os cursos a serem apontados;* sejam de interesse de toda região e não sejam cursos já existentes nas unidades educacionais de Tupã. “Não queremos conflitar;* mas complementar o que falta para a cidade e a região. Vamos ouvir as faculdades;* institutos;* escolas técnicas e universidades locais que possam participar das discussões;* contribuindo para escolhermos os cursos mais adequados a demanda existente”;* disse.

O vereador Ribeirão participou da reunião e se colocou a disposição para trabalhar pela agilização do processo visando o início das aulas ainda neste primeiro semestre. “Participamos como presidente da câmara de todo trâmite e queremos continuar colaborando;* pois sei que o instituto representa um dos grandes sonhos da juventude de Tupã;* de estudar em uma escola pública;* de qualidade e gratuita”;* enfatizou ribeirão.

Thiago Santos;* vice-prefeito comentou que durante a campanha;* uma das maiores reivindicações apresentadas pelos jovens era a implantação de uma estrutura para formação superior pública. Thiago lembrou que o prefeito Manoel Gaspar também conquistou para Tupã o Paula Souza e a Unesp;* duas grandes conquistas no setor educacional. “Em campanha sempre ouvimos os jovens reivindicarem a instalação de uma escola federal. Eleitos;* fomos atrás;* tivemos o apoio do Governo Federal;* lideranças do PT como o deputado Arlindo Chinaglia e Tupã e a região ganharam muito com esta conquista”.

O prefeito Manoel Gaspar disse que o processo não para e agora todos os esforços estão concentrados na preparação da estrutura para o início das aulas e posteriormente o atendimento a demanda educacional de toda uma região. “Tivemos uma grande conquista;* mas sei que ainda precisamos trabalhar duro para que o instituto comece a funcionar o quanto antes e depois de instalado receba novos alunos;* cursos e ampliação da estrutura;* assim como fizemos com o Paula Souza e a Unesp;* que hoje são referências estaduais”.

Gaspar disse que toda assessoria técnica está disposição do professor Caio;* provável diretor da unidade local e que o que estiver ao alcance dos governantes locais será feito;* para que a instituto começa a receber alunos de forma rápida.

ESTRUTURA

O Instituto funcionará como unidade avançada;* com a realização de cursos técnicos para 400 alunos e posteriormente como campus com capacidade para atender 1200 alunos. Para isso;* seria necessário abrir concurso para o corpo docente e os funcionários administrativos. Atualmente existe 32 campus do Instituto Federal de Educação no Estado de São Paulo e 6 em fase de implantação. O Instituto oferece cursos tecnológicos;* bacharelado;* licenciatura;* pós-graduação e ensino a distância.

O Instituto Federal de Educação;* Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – é uma autarquia federal de ensino. Fundada em 1909;* como Escola de Aprendizes Artífices;* é reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade. Durante seus 105 anos de história;* recebeu;* também;* os nomes de Escola Técnica Federal de São Paulo e Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. Com a transformação em Instituto;* em dezembro de 2008;* passou a ter relevância de universidade;* destacando-se pela autonomia.

Com a mudança;* o Instituto Federal de São Paulo passou a destinar 50% das vagas para os cursos técnicos e;* no mínimo;* 20% das vagas para os cursos de licenciatura;* sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática. Complementarmente;* continuará oferecendo cursos de formação inicial e continuada;* tecnologias;* engenharias e pós-graduação. Além dos cursos presenciais;* o Instituto Federal de São Paulo oferece os cursos Técnicos em Administração e em Informática para Internet e;* a partir de 2012;* o superior de Formação de Professores na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

O IFSP é organizado em estrutura multicampi e possui aproximadamente 24 mil alunos matriculados nos 38 campi e mais 4 mil alunos nos 19 polos de educação a distância distribuídos pelo estado de São Paulo.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã