"
A equipe da Vigilância Sanitária de Tupã realiza;* regularmente;* o trabalho de inspeção nos estabelecimentos comerciais que atuam no ramo de alimentação. São locais que manipulam;* vendem;* fabricam;* transportam;* industrializam;* armazenam e distribuem alimentos. Mesmo com equipe reduzida;* as inspeções buscam inibir que estabelecimentos comerciais;* hospitais;* clínicas e salões de estética;* entre outros;* infrinjam as leis e;* assim;* ocasio-nem riscos à saúde da população e a degradação ambiental.
Vale lembrar que se o proprietário estiver irregular com as normas da Vigilância Sanitária;* recebe uma notificação para que possa regularizar sua situação. Caso a empresa não esteja com o seu alvará atualizado;* será concedido um tempo para a regularização. Nova inspeção será feita;* para a confirmação da regularização.
Multa– Ao presenciar alguma irregularidade em determinado local;* a Vigilância Sanitária lavra um auto de infração;* com uma notificação e;* depois;* aplicação de multa que varia dependendo do risco estipulado na tabela. Em média;* este valor é de R$ 426;*55 e;* dependendo do caso;* após a multa o estabelecimento poderá ser interditado.
Vale destacar que muitas denúncias estão ligadas ao descaso de algumas pes-soas;* que não cuidam de maneira correta e não realizam a limpeza da sujeira feita por seus animais;* presença de esgoto irregular;* produtos vencidos nas prateleiras de supermercados e falta de higiene em alguns estabelecimentos que comercializam alimentos. A Vigilância Sanitária realiza regularmente visitas nos órgãos de saúde;* como hospitais;* farmácias;* consultórios;* laboratórios;* clínicas e salões de beleza. Para isso;* conta com profissionais das mais diversas áreas;* que dentro da sua formação profissional realizam essas visitas. Com cada profissional atuando na fiscalização de sua determinada área profissional;* fica mais fácil realizar da melhor forma o seu trabalho.
Para evitar que um determinado estabelecimento comercial tenha algum tipo de prejuízo;* a Vigilância Sanitária realiza também a vistoria prévia dos estabelecimentos. Já quem deseja iniciar suas atividades;* pode procurar a Vigilância Sanitária;* que vai orientar sobre os requisitos a serem cumpridos;* para que o futuro profissional não tenha prejuízos;* cumprindo assim todas as normas legais.
Há também outro trabalho importante realizado pela Vigilância Sanitária;* por meio do disk denúncia. O órgão realiza seu trabalho de fiscalização diária por meio de denúncias anônimas;* que colaboram para a conservação da saúde na cidade. Dessa forma;* são fiscalizados terrenos fechados com muro;* mas com problemas de sujeira;* casas fechadas;* piscinas sem os devidos cuidados;* casas onde há a presença de muitos animais domésticos e outros casos. O telefone para denúncia na Vigilância Sanitária é o 3496-6645 e o da Ouvidoria da prefeitura é o 0800-773-1600.
"
Tupã