"
Em Tupã;* o Ambulatório Municipal de Moléstias Infecciosas registrou 34 casos novos de Aids em 2014;* além de cerca de 150 casos das demais Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Os números ainda são preocupantes;* demonstrando que muita gente pratica sexo sem proteção. Como forma de incentivar o sexo seguro;* o Ambulatório de Moléstias Infecciosas faz a distribuição gratuita de preservativos para a população. Essa distribuição gratuita ocorre não apenas no carnaval;* mas durante todo o ano. Para facilitar ainda mais;* em diversos pontos da cidade. Dessa forma;* só não usa preservativo ao praticar sexo quem não quer.
Em nota;* a Secretaria Municipal de Saúde informou que;* “especificamente no carnaval;* este ano contaremos novamente com um ponto fixo de distribuição de preservativos e um carrinho móvel de distribuição;* que percorre durante a festa todo o circuito;* distribuindo preservativos para os foliões”. É importante;* porém;* que os foliões sejam conscientes. Muitos apanham o preservativo para “brincar”;* usando-o como balão de ar. O custo do preservativo é para proteger a vida. O investimento que se faz não é para brincadeira de péssimo gosto.
Ano todo –Já durante todo o ano;* o ambulatório abastece pontos fixos de distribuição de preservativos no município;* dentre eles;* pode-se destacar as unidades de saúde;* escolas;* diversas empresas e academias. Nesses pontos;* são distribuídos preservativos femininos;* masculinos e gel lubrificante. Dessa forma;* portanto;* não há desculpas para não se proteger. Ainda de acordo com os dados;* no carnaval serão distribuídos cerca de 21 mil preservativos. Além disso;* a pasta informou que;* durante o ano;* nos pontos fixos;* são distribuídos mensalmente cerca de 15 mil preservativos.
Na “hora H” é difícil controlar as emoções. Porém;* depois vem o peso na consciência e a preocupação de uma gravidez indesejada;* uma culpa pelo risco sofrido;* entre outras dúvidas que surgem após um momento de prazer sem proteção. Às vésperas do carnaval;* uma pesquisa do Ministério da Saúde traz uma conclusão preocupante. Quase metade dos entrevistados admitiram que não usaram preservativos em relações casuais no último ano.
Carnaval;* para muitos;* é tempo de vestir a fantasia e esquecer os compromissos. No calor da festa;* surgem novos romances e;* na empolgação;* tem quem esqueça de um detalhe importante: o preservativo. Na teoria;* todo mundo concorda: usar camisinha é importante para prevenir doenças e evitar uma gravidez indesejada. Mas;* na prática não é tão simples assim. Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde mostra que o uso do preservativo é menos comum do que se imagina.
Doze mil pessoas entre 15 e 64 anos foram entrevistadas;* 94% disseram que sabem da importância do preservativo;* mas 45% admitiram que não usaram camisinha durante relações casuais. Durante o carnaval;* o Ministério da Saúde vai distribuir 70 milhões de preservativos em todo o Brasil. A estratégia é priorizar as cidades com maior concentração de foliões.
Fundo Social – Cursos do Polo da Beleza serão retomados
As futuras empreendedoras que pretendem ingressar nos cursos oferecidos por meio do Polo Regional da Beleza;* para iniciar sua carreira profis-sional autônoma;* devem estar cientes de que a Prefeitura de Tupã busca por recursos junto ao governo estadual para iniciar as aulas. Para retomar as atividades;* a prefeitura assinou um convênio na semana passada com a Secretaria Estadual de Assistência Social;* para receber o repasse das verbas que serão destinadas às compras dos materiais necessários para a realização dos cursos.
A secretária Municipal de Assistência Social;* Isaura Gaspar;* enfatizou que os cursos serão retomados assim que a Prefeitura de Tupã receber esse dinheiro. “Não temos previsão de quando esse recurso será destinado. Assim que recebermos;* iniciaremos as aulas”;* afirmou.
Isaura Gaspar explicou que;* antes de iniciar os cursos;* a Prefeitura de Tupã fará a compra dos materiais exigidos para o desenvolvimento das aulas práticas. Segundo a secretária;* os cursos são totalmente gratuitos. “Com a verba;* compraremos materiais como esmalte;* cera;* shampoo;* lixa e cremes;* entre outros. Os alunos não pagarão por isso;* pois o curso é oferecido gratuitamente”;* destacou. Outra medida que deverá ser tomada quando da chegada da verba;* será a contratação das monitoras que ministrarão os cursos e auxiliarão as alunas em suas atividades teóricas e práticas. A secretária enfatizou que as monitoras serão contratadas pela Prefeitura de Tupã de forma terceirizada;* e que os contratos dessas profissionais serão encerrados assim que os cursos acabarem. “O contrato com as monitoras permanece até a conclusão dos cursos. Elas trabalham de acordo com a carga horária de cada curso”;* afirmou a secretária;* ao explicar que esta foi uma orientação repassada pelo Fundo Estadual de Solidariedade.
Até o momento;* não se sabe quais serão os cursos a serem oferecidos pela Prefeitura de Tupã.
Vale lembrar que no ano passado foram ministrados na sede do Fundo Social de Solidariedade os cursos de cabeleireiro;* depilação e design de sobrancelhas;* manicure e maquiagem. Ao final de cada curso;* as alunas receberão um certificado de conclusão das atividades.
Tupã