Projeto reforça aos alunos valores sociais e morais por meio dos cursos

Educação - Quinta-feira, 19 de Março de 2015


Projeto reforça aos alunos valores sociais e morais por meio dos cursos

Laura Gomes de Souza;* 12;* está fazendo o 8º ano na EE- Joaquim Abarca. Ela é uma dos 80 meninos e meninas que participam do Projeto Jovem Talento;* realizado pela Prefeitura da Estância Turística de Tupã;* através da Secretaria de Assistência Social (SEMAS). A adolescente faz o caminho escola;* projeto e casa todos os dias. Para Laura;* estas atividades vêm preenchendo seu tempo de forma sadia e prazerosa;* além de exercitar a cabeça com coisas que estimulam a vida escolar e valorizam talentos que o Projeto Jovem Talento oferece.

De acordo com Laura;* que estava no intervalo das aulas;* é uma oportunidade para aprender atividades novas juntos com suas colegas. “Eu gosto bem mais do curso de Informática. Eu estou apreendendo Word e Digitação e é bom para você saber escrever textos”. Laura disse que está no Projeto desde 2014 e que também fez aulas de bordado;* tecelagem e culinária.

Já Maira Muniz Rocha;* 12;* que faz a 8º ano na EE-Irene Resina Migliorucci;* prefere fazer manicure. “Faço diversos desenhos na unha. Eu acho muito legal e divertido”. Maira disse que sua monitora ensina muito bem e que está gostando das aulas. “Não só eu;* mas minha mãe gosta que venho aqui e faço algo útil”. Também disse que fez o curso de bordado;* tecelagem e informática.

Ailton Moraes dos Anjos;* 14;* que estuda no 9º ano da EE- Luis de Souza Leão e faz aula de informática também. De acordo com Ailton é o seu curso preferido. “Gosto de aprender os programas e nos jogos”. Para seu colega;* Maicon Aparecido de Oliveira;* 12;* que estuda no 8º ano na EE- Irene Resina Migliorucci também destacou as aulas de informática como atividade preferida. “Aprendo mais e o projeto é muito bom”.

APRENDIZAGEM

Depois do intervalo e um café da tarde;* todos os alunos entram para as salas de aula para aprender novas técnicas e mais novidades. A monitora de bordado;* Doralice Gonçalvez Gomes Batiston;* disse que os participantes do Projeto Jovem Talento fazem diversos tipos de guardanapos de tecido. “Eles começam fazendo guardanapo;* depois toalha de rosto e trabalhos em fita”. Doralice explicou que alguns dos jovens levam para casa e a equipe do Projeto Jovem Talento faz o famoso Bazar. “Nós vendemos tudo e o dinheiro arrecadado nós compramos materiais para serem utilizados nos cursos”.

Tiago Pinho Candido;* 15;* que estuda no 1º ano do ensino médio é um dos alunos que faz bordado. “É legal. Para mim é importante porque nos fazemos diversos desenhos nos tecidos”. O monitor de Informática;* Osmar Barbo;* também falou das atividades. “Aqui;* nós ensinamos Word;* um pouco de Excel. Depois eles navegam por redes sociais e também fazem trabalhos de escola e pesquisas”;* diz Barbo destacando o interesse dos alunos e a inclusão digital que o projeto oferece.

A psicóloga Larissa Palombo de Andrade e a assistente social Elaine Martini Cacielli se dividem nas tarefas sociais do Projeto Jovem Talento. Atualmente o Projeto Jovem Talento atende 80 adolescentes;* sendo 40 de manhã e 40 a tarde. O público alvo são adolescentes de 10 até 16 anos.

De acordo com as profissionais;* a grande maioria gosta de estar no projeto fazendo os diversos cursos que a iniciativa municipal oferece. “Eles adoram o curso e há pouquíssima desistência”;* conta Elaine. O Projeto oferece café da manhã;* almoço e café da tarde. Larissa disse que o objetivo do Jovem Talento é manter a convivência e o fortalecimento de vinculo familiar e social. “Este fator é muito importante para que eles se interajam entre eles e com os monitores e de criar valores éticos e morais que na escola também são ensinados”.

Elaine acrescentou que os alunos se mantém ocupados durante todo o tempo que permanecem no Projeto. “Eles são ocupados com atividades sadias. Aqui também temos palestras com diversos temas como saúde;* sexualidade;* violência;* drogas”. Também são realizadas reuniões com os pais que devem saber sobre as atividades desenvolvidas pelo Projeto.

Sobre isso;* Elaine destacou que existe no Projeto Jovem Talento uma avaliação regular com os alunos. “Nós avaliamos o desenvolvimento emocional dos alunos por meio de cartazes e apresentação no Power Point”. O curso oferece aos participantes;* Bordado;* Manicure;* Artesanato;* Informática e Croche. As novidades ficam por conta das aulas de dança e culinária. Outras informações no Semas;* através do telefone 3496-2464.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã