Prefeitura e Senai recepcionam 24 novos alunos;* que já entram no curso contratados por empresas

Educação - Segunda-feira, 23 de Março de 2015


Prefeitura e Senai recepcionam 24 novos alunos;* que já entram no curso contratados por empresas

A prefeitura realizou na semana passada uma cerimônia de entrega de certificados e recepção de novos alunos na EMFI Paulo Renato Stort. Mais 24 alunos concluíram seus cursos de Mecânico Geral;* dentro do Programa Menor Aprendiz e receberam seus certificados.

Os 24 novos alunos iniciaram suas atividades;* também em Mecânico Geral. Todos os iniciantes já estão contratados por empresas de Tupã e região;* que pagam bolsas de estudos para estes adolescentes durante o tempo em que permanecerem na escola. O curso do Programa Menor Aprendiz –Mecânico Geral oferece aos alunos qualificação profissional em processos de usinagem com máquinas convencionais;* bem como ajustagem;* montagem e desmontagem de conjuntos mecânicos.

Na abertura da cerimônia;* o secretário de Desenvolvimento Econômico;* Clóvis Saito;* falou sobre a importância da formação e pediu aos alunos empenho;* pois foram selecionados em uma prova concorrida e agora precisam dar continuidade a esta formação;* que garante para a grande maioria a oportunidade de ingressar imediatamente no mercado de trabalho.

A coordenadora do Senai de Marília;* professora Dirlene Guimarães esteve em Tupã e enalteceu a parceria entre Prefeitura e Senai;* além das empresas que apoiam a formação. “Tupã é um exemplo;* a prefeitura está sempre empenhada em conseguir a formação destes adolescentes e principalmente apoiar as empresas que aderem ao Menor Aprendiz. Parabéns ao prefeito e toda sua equipe”;* disse.

O industrial tupãense José Blanco fez questão de estar presente;* deixando aos alunos um depoimento emocionado;* contando sua trajetória de vida e lembrando que foi naquela mesma sala que ele iniciou seus estudos no antigo colégio industrial.

“Hoje tenho uma indústria que emprega mais de 150 funcionários;* mas comecei aqui;* como vocês. Morava na zona rural;* vinha a cavalo e lutei muito pelos sonhos que acreditei. Torço pra que vocês tenham garra;* disposição e gostem desta profissão”;* enfatizou aos adolescentes.

O vereador Antônio Alves de Sousa “Ribeirão” falou em nome da Câmara Municipal;* lembrando que há mais de 15 anos trabalha na busca de emprego e qualificação da população tupãense. “Esta escola estava fechada e nós buscamos reabrí-la;* fazer a parceria com o Senai e oferecer a vocês adolescentes;* a chance que muitos pais não tiveram quando adolescentes;* de formação em uma escola com a capacidade do Senai e o empenho da prefeitura. Parabéns e aproveitem muito esta oportunidade que estão recebendo”;* disse Ribeirão.

A aluna Ana Carolina Barroso;* de apenas 15 anos;* falou em nome dos formandos e se disse muito feliz por concluir o curso de formação. “Quero agradecer ao prefeito que trouxe este curso para a escola e as empresas que nos deram a oportunidade;* pois sem este trabalho;* não teríamos como estudar tão perto de casa e talvez nunca fizéssemos um curso tão bom como este oferecido aqui. Agradeço e sei que meu aprendizado já está abrindo as portas de um futuro melhor para todos nós adolescentes”.

O prefeito Manoel Gaspar agradeceu ao Senai por esta parceria;* falou sobre o depoimento do empresário José Blanco e pediu que todos se esforcem ao máximo para aproveitar o curso;* pois as boas oportunidades são concorridas e quando surgem;* precisam ser bem aproveitadas.

“Muitas pessoas ficam reclamando;* dizendo que é tudo muito difícil;* mas vocês estão fazendo a diferença;* como o senhor José Blanco fez um dia;* deixou de lado muitas coisas para estudar;* aprender uma profissão e hoje é um dos maiores industriais da região no seu segmento. Usem o exemplo dele meninos e meninas;* e façam o curso com muita disposição e dedicação”;* solicitou Gaspar dos novos alunos.

Após os discursos;* foi feita a entrega dos certificados aos formandos e novos uniformes aos 24 ingressantes do novo curso de Mecânica Geral do Programa Menor Aprendiz. Os alunos que já iniciaram a nova turma são contratados pelas empresas de Tupã e por empresas da região e ganham salários em forma de bolsa de estudo durante o período que permanecem na formação. Durante o curso de mecânica geral os alunos têm aulas práticas e teóricas. Os participantes aprendem matemática;* português;* informática e segurança no trabalho.

Após a conclusão do curso;* os maiores de 18 anos já podem ingressar na empresa;* sendo que os menores precisarão aguardar completar a idade mínima exigida pela lei.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã