Tupã possui um dos maiores projetos de basquete do Estado;* atendendo mais de 350 crianças

Educação - Terça-feira, 24 de Março de 2015


Tupã possui um dos maiores projetos de basquete do Estado;* atendendo mais de 350 crianças

O projeto de basquete “Virando o Jogo”;* mantido pela Prefeitura de Tupã através da parceria com entidades;* empresas e a sociedade;* é reconhecidamente um dos cinco maiores projetos de inclusão social e esportiva do Estado de São Paulo. Ao mesmo tempo;* tem se tornado uma grande vitrine para revelar talentos entre os jovens da cidade;* muitos jogando em grandes times do Estado e até convocados para integrar as seleções brasileiras de base.

Funcionando em quatro núcleos;* Ginásio Elias Kenaifes;* ONG Artevidas/Casa do Garoto;* Ginásio da Vila Santa Rita de Cássia e Ginásio do Conjunto Jamil Dualib (Nova Tupã);* o projeto atende aproximadamente 350 crianças e adolescentes;* com idades que variam de 7 à 16 anos para as meninas e 7 à 14 anos para os meninos. Ao lado de projetos como Bradesco;* Osasco e Barretos;* Tupã incentiva fortemente o basquete e transformou o esporte no segundo mais praticado em Tupã;* perdendo apenas para o futebol;* considerado o esporte e a paixão nacional.

O objetivo principal do projeto é a inclusão social;* o envolvimento das crianças em práticas esportivas e saudáveis e ao mesmo tempo oferecer a oportunidade para o surgimento de novos talentos no basquete de Tupã. O professor Heyden Leonel de Paiva diz que o projeto busca “afastar estas crianças do álcool;* do cigarro;* das drogas e mostrar que o esporte é o maior fomentador de práticas saudáveis de vida”;* lembrando ainda que por revelar tantos talentos;* Tupã ganha destaque nacional por esta iniciativa.

Heyden disse que o basquete praticado em Tupã;* tem hoje reconhecimento nacional;* pois a equipe Tupã Basquete;* formada por atletas locais para disputar campeonatos da federação paulista;* está entre as melhores do Estado. “Somos procurados constantemente por atletas de cidades maiores e até de outros Estados;* como Espírito Santo e Mato Grosso;* buscando uma oportunidade de treinar na cidade e fazer parte da nossa equipe. É um orgulho para toda cidade”.

O secretário de Esportes e Recreação;* Ricardo Amado;* diz que o sucesso do projeto se deve em grande parte a disposição da prefeitura em firmar parcerias e convênios com entidades da cidade;* acreditar no projeto e investir na formação. “O prefeito Manoel Gaspar é um grande incentivador do esporte e encampou o projeto de basquete. Hoje temos a parceria com as entidades e a prefeitura busca a cada dia ampliar estas parcerias”.

Ricardo Amado lembrou também que as parceiras sociais e empresariais são fundamentais para a manutenção e funcionamento do projeto “Virando o Jogo”. “Quero agradecer a Unimed;* nossa grande parceira de todas as horas;* as empresas da cidade;* os médicos;* nutricionistas;* psicólogos;* assistentes sociais;* as entidades;* a Casa do Garoto;* a vereadora Telma Tulim;* os professores;* nossos colaboradores;* como o professor Heyden;* o jornalista Mauri Magrão;* o ex-jogador tupãense Alexandre Scombat e tantos amigos que nos ajudam e acreditam no projeto”;* disse.

O prefeito Manoel Gaspar enfatiza que o sucesso do projeto se deve a seriedade com que é administrado pela secretaria;* a forte participação das empresas e profissionais da cidade;* o engajamento das famílias e a disposição das crianças. “É um projeto que funciona em todas as pontas e por isso é tão vitorioso;* revela tantos talentos;* mas principalmente promove a inclusão social das nossas crianças. Vamos continuar sempre acreditando;* incentivando e investindo para que o projeto seja um fomentador de grandes cidadãos e quando possível;* revelarmos atletas de grande potencial”;* enfatizou Gaspar.

O prefeito fez questão também de agradecer a vereadora Telma Tulim;* que como representante do legislativo;* sempre apoio fortemente a formação de jovens atletas em Tupã. “A vereadora Telma é um exemplo desta parceria;* pois acredita no projeto;* apoia;* está sempre presente e em todas as oportunidades que tem;* divulga o projeto para a população;* pedindo apoio e participação”;* enfatizou Gaspar.

NÚCLEOS

Os quatro núcleos mantidos pela Prefeitura funcionam em horários diferenciados;* oferecendo oportunidades para todas as crianças;* que praticam o basquete no contra turno das aulas. Os adolescentes interessados podem inscrever-se nos próprios núcleos;* precisando o acompanhamento de um responsável;* documentos pessoais e passar pelos exames médicos básicos.

No Ginásio de Esportes Elias Kenaifes;* centro da cidade;* são aproximadamente 100 alunos participantes;* nas aulas que são ministradas no período da tarde;* de segunda;* quarta e sexta feira;* no horário das 13h e 30min;* até as 15h e 30 min. O professor responsável é o também técnico do Tupã Basquete;* Cleiton Luis Alves de Lima.

Na ONG Arte Vidas;* na Vila Marabá;* a parceria envolve também a Casa do Garoto;* onde as crianças treinam em dois horários. Aproximadamente 100 crianças se dividem nos horários da manhã;* a partir das 9h;* e da tarde;* à partir das 13h e 30 min. A coordenação das atividades está a cargo da professora Natani Taine Novaes Barroso.

O ginásio de esportes da Vila Santa Rita de Cássia atende 30 crianças e adolescentes de terça e quinta feira;* no período que vai das 17h até às 21h;* pois foi o horário que melhor se adaptou as possibilidades de participação das crianças;* que quase sempre estão acompanhadas de seus pais. O treinador é também o professor Cleiton Luis;* que atende todos os futuros atletas.

No ginásio de esportes do Conjunto Habitacional Jamil Dualib;* também conhecido por ginásio da Nova Tupã;* existe o maior número de participantes. Mais de 130 crianças que residem nos bairros que formam aquela região se revezam nos períodos de manhã e tarde para a prática do basquete;* que fica a cargo do professor Jefferson Henrique Almeida Da Silva;* mais conhecido pelos adolescentes como professor “Jê”.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã