Enriquecido com ferro e vitaminas;* além de outras substâncias que o bebê precisa desde cedo;* o leite do Programa Viva Leite;* vem beneficiando muitas crianças em Tupã que precisa deste alimento;* tão necessário para sua saúde e seu crescimento. Lembrando que o leite é o principal alimento que a criança recebe a partir do seu nascimento. Em Tupã;* o Viva Leite distribuiu uma média mensal de 39.075 litros de leite. Ou seja;* são distribuídos em média 2.605 litros de leite por dia.
O leite do Programa Viva Leite é distribuído das 7 às 9hs;* de segunda;* quarta e sexta-feira;* em todas as unidades da Estratégia da Saúde da Família (ESF);* mais Distritos de Parnaso;* Universo e Varpa e Casa do Garoto. A assistente social;* Mirian Deise Castro;* responsável pelo Programa em Tupã disse que a unidade mais procurada pelas mães é a Unidade Básica de Saúde “Dr. Edmundo Vieira Prado”;* Vila Formosa. “Hoje atendemos 2.084 famílias em todas as unidades”.
O Programa atende até 2 crianças por família. Cada beneficiário tem direito a 15 litros de leite por mês. Pode participar do Programa Viva Leite;* crianças de 6 meses a 6 anos e 11 meses de idade;* pertencentes a famílias com renda mensal de até 2 salários mínimos. Denise disse que o Estado realiza mensalmente o acompanhamento antropométrico- pesagem mês a mês- e envia os dados para São Paulo em cada criança. “Estes dados são enviados para São Paulo para que o governo verifique se a criança está com o peso adequado para sua idade”.
De acordo com Denise;* o objetivo é oferecer um complemento alimentar seguro e de alto valor nutritivo às pessoas de baixa renda;* além de gerar de forma indireta;* novos empregos no campo. Para cadastrar-se no Programa Viva Leite;* os pais devem levar a Identificação do responsável legal da criança (RG); Carteira de vacinação da criança; Certidão de nascimento da criança e Comprovante de renda familiar ou;* se necessário;* comprovante da condição de desemprego ou de ser mãe arrimo de família.
Denise frisou que após verificar o critério de prioridade;* terão preferência crianças pertencentes à famílias em que o chefe de família está desempregado ou se a mãe for arrimo de família. Para continuar a receber o leite enriquecido;* a mãe ou responsável deve assumir alguns compromissos como: Manter a vacinação da criança em dia; Buscar o leite na data e horários combinados; Comparecer às palestras informativas sempre que forem agendadas; Levar a criança beneficiária para pesar e medir a cada quatro meses; Assinar a ficha de controle de recebimento do leite e Não faltar à entrega do leite por mais de três vezes consecutivas sem justificativa. O Vivaleite é um projeto social de distribuição gratuita de leite fluido;* pasteurizado;* com teor de gordura mínimo de 3%;* enriquecido com ferro e Vitaminas A e D. Em janeiro de 2011;* a sua gestão foi transferida da Secretaria de Agricultura para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.
MÃES
No interior paulista;* o produto chega até os beneficiários por meio de convênios com as prefeituras. Tamilis Gonçalves é uma das cadastradas do Projeto Viva Leite. Tamilis vai buscar o leite enriquecido todas as segundas;* quartas e sextas-feiras. “Eu acho o leite muito bom;* principalmente das crianças que precisam suprir suas necessidades de vitaminas”.
Já Helen Patrícia Amarins qualificou o Projeto de Ótimo. “É ótimo. Muito Bom”. Também Viviani de Almeida acorda cedo para ir buscar o leite na UBS “Dr. Edmundo Vieira Prado”. “Gosto muito do Projeto;* ele é preparado especialmente para as crianças”. Viviani igualmente a outras mães entrevistadas disseram que seus filhos são pesados regularmente.
Tupã