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Instituto Federal – 01 03 2015.
Cidades com campus criam novas oportunidades e empregos
Diretor do Campus de Tupã destaca ganho social e econômico com a vinda dos cursos. Enquete sobre cursos já está no site da prefeitura
A Educação é a mola propulsora de desenvolvimento intelectual de uma população e de um território. Atualmente podemos observar cidades e até paises que tinham uma economia fraca e com índice de desenvolvimento humano (IDH) bem abaixo do ideal. Com a universalização da educação para toda a população;* desde infantil até superior e pós-graduação;* o conhecimento destas cidades e países se expandiu de forma a melhorar com bases fortes;* os índices econômicos e sociais. É o caso;* por exemplo;* do Japão;* Coréia do Sul e China.
Pensando nisto;* Tupã vive um momento importante no campo da educação;* com a vinda de novos cursos superiores;* seja de instituições públicas ou privadas. Exemplo deste momento importante foi a aprovação pelo Ministério da Educação;* do campus avançado do Instituto Federal de Educação;* Ciência e Tecnologia –Campus Tupã.
E o ganho social não está somente na instalação destas unidades ligadas a área de ensino técnico e superior;* mas na soma de conhecimentos que eles podem agregar para o município e região;* resultando numa sinergia cada vez mais forte;* capaz de mudar o cenário social e econômico de um município e de uma região.
O diretor do Campus de Tupã;* professor Caio Marcus Dias Flausino;* considera que Tupã ganhou uma instituição de qualidade;* que certamente criará muitas oportunidades para a população de Tupã e região. “O Instituto oferece uma educação de qualidade;* criando oportunidades através dos seus cursos técnicos;* superiores e de pós-graduação que são definidos através das audiências públicas;* instrumentos fundamentais para a instalação dos cursos”.
Flausino destacou que o avanço social é um das características da entidade federal. “A instituição adota cotas para negros;* índios e alunos provenientes de escolas públicas;* entre 30 e 40% e oferece bolsas de estudos de Projetos Variados”. Na oportunidade;* Flausino reiterou que o reitor Eduardo Antônio Modena provavelmente estará em Tupã;* Paraguaçu Paulista;* Ilha Solteira e Fernandópolis neste mês de abril participando das audiências para a implantação das unidades.
O diretor reiterou que;* os objetivos de implantação do Instituto Federal estão em sintonia com os diversos setores da economia tupãense e da região. Citou o caso de Garça;* que hoje é considerada pólo eletrônico do Estado de São Paulo;* devido a uma empresa do setor que iniciou suas atividades e a media que foi se expandido;* incentivou outros empreendedores a investir no mesmo segmento.
O diretor Robson de Miranda Soares;* do Campus de Birigui;* disse que o município e toda região;* ganharão muito com a instalação do Instituto. “Temos o curso técnico de Administração;* Informática;* Automação Industrial;* e temos também licenciatura em Matemática e Física;* Mecatrônica;* e de Formação Inicial Continuada (FIC) e o Pronatec. Estes cursos tem movimentado a cidade;* que vê novas perspectivas de crescimento em diversos setores como o comércio;* padaria;* supermercado;* lojas”.
Soares destacou que com a abertura do Instituto Federal de Birigui;* muitos empregos e oportunidades estão sendo criadas “O próprio instituto mobiliza a economia com os empregos que a entidade gera e o comercio que ele movimenta”.
O diretor do Campus de Birigui também confirmou a quantidade de oportunidades e empregos que o instituto está gerando na cidade. “Temos hoje 73 servidores;* a maioria é de fora e isso aquece o mercado imobiliário;* traz renda e novos recursos para a economia da cidade”. Pesquisas feitas na cidade demonstram que o Instituto recebe alunos de toda região e a cidade ganha com a prestação de serviços para suprir as necessidades das industrias;* do comércio e de toda demanda do município e região. Em fevereiro de 2016 o Instituto completa 5 anos de implantação naquela cidade e já conta atualmente com 600 alunos;* além de outros 700 alunos que participam dos cursos do Pronatec;* oferecidos pelo campus daquela cidade”.
ENQUETE
Neste início de atividades do Instituto em Tupã;* além das audiências que estão sendo realizadas com objetivo de ouvir a sociedade;* receber apoio das empresas e instituições na definição dos eixos educacionais que serão implementados;* a prefeitura também está realizando;* através de seu site na internet;* uma enquete;* aberta a toda população;* parra que as pessoas possam se manifestar;* escolhendo entre os cursos iniciais propostos;* ou indicar quais cursos gostaria que fossem implementados em tupã.
Acessando o site da prefeitura;* no endereço eletrônico www.tupa.sp.gov.br;* o cidadão já encontra um “banner”;* ou seja;* um tópico de acesso a enquete que está sendo realizada pela prefeitura. Acessando este “banner” a pessoa é direcionada para a página da enquete;* onde pode iniciar seu cadastro e responder as perguntas.
No topo da página da enquente;* estão os dizeres “AJUDE A DEFINIR OS PRIMEIROS CURSOS TÉCNICOS DO INSTITUTO FEDERAL DE TUPÔ;* com as orientações informando: “(Selecione uma opção. Você também pode apresentar uma sugestão de curso ao final da enquete)”. Em seguida são apresentadas e descritas seis opções de cursos;* com um ícone para que seja marcado como opção de escolha.
Caso a pessoa ainda queira apresentar outras opções;* é possível utilizar um campo abaixo;* delimitado para apresentação das sugestões de outros cursos. Preenchido;* é preciso colocar o nome;* cidade;* email;* telefone e se quiser;* fazer comentários. Em seguida;* basta salvar para ter o volto validade. É possível ainda acompanhar o resultado da enquete;* sabendo quais cursos estão sendo mais votados.
Segundo informou o prefeito Manoel Gaspar;* idealizador da enquete;* o objetivo maior desta pesquisa junto a população é oferecer subsídios para a definição dos principais eixos educacionais. “Queremos ouvir a população;* suas opiniões e o que acham dos cursos que estamos propondo como ponto de partida. Alem disso;* novas propostas também podem ser apresentadas. É mais uma oportunidade para que a população se manifeste;* pois depois que forem definidos os cursos;* trabalharemos para consolidar estas escolhas”;* disse Gaspar.
CURSOS
Na enquete são propostos seis cursos;* que alem de serem apresentados;* são descritos e forma rápida;* mas com elementos que ajudam a orientar os participantes a entender o que propõe o curso e o que ele oferece de formação aos alunos.
Técnico em Agropecuária - Vantagens de ter esse curso em Tupã: A nossa cidade por ter uma grande área rural demanda este tipo de especialização. Cidade mais próxima: Araçatuba. O Curso de Técnico em Agropecuária visa contemplar a formação nas áreas agrícola e zootécnica;* ou seja;* produção vegetal e animal;* com a proposta de proporcionar a interdisciplinaridade entre as duas áreas de conhecimento. O Técnico em Agropecuária Planeja pode atuar em propriedades rurais;* empresas comerciais;* estabelecimentos agroindustriais;* empresas de assistência técnica;* extensão rural e pesquisa além de Parques e reservas naturais.
Técnico em Automação Industrial - O curso tem por objetivo formar profissionais capazes de aprimorar processo o industrial;* aumentando a sua eficiência;* maximizando a produção com o menor consumo de energia ou matérias primas;* reduzindo a emissão de resíduos e melhorando as condições de segurança. O técnico em automação industrial executa manutenção por meio de componentes de um sistema de automação industrial;* digitais ou analógicos; instala e configura sistemas automáticos baseados em CLP e em sistemas de aquisição de dados; instala e gerencia redes industriais; adapta programas para processos de fabricação e realiza montagens e atualizações em sistemas de automação de processos industriais.
Técnico em Eletrônica - O curso forma profissionais empreendedores;* capacitados para aplicar modernas tecnologias relacionadas à manutenção de equipamentos eletrônicos;* analógicos e/ou digitais. O Técnico em Eletrônica pode atuar em empresas concessionárias de energia elétrica e de telecomunicações; empresas de eletrificação; empresas de representação;* vendas e assistência técnica de materiais e equipamentos elétricos e eletrônicos; laboratórios de ensaios elétricos e eletrônicos; empresas de consultoria;* projetos;* instalações e manutenções de máquinas e equipamentos eletroeletrônicos.
Técnico em Eletroeletrônica – O curso forma profissionais capazes de planejar e executar instalação e manutenção de equipamentos e instalações eletroeletrônicas industriais;* observando normas técnicas e de segurança. O Técnico em Eletroeletrônica projeta e instala sistemas de acionamento e controle eletroeletrônicos;* além de elaborar;* desenvolver e executar projetos de instalações elétricas em edificações em baixa tensão.
Técnico em Eletrotécnica – O curso propõe o uso eficiente da energia elétrica e a utilização das respectivas fontes alternativas. O Técnico em Eletrotécnica instala;* opera e mantém elementos de geração;* transmissão e distribuição de energia elétrica. Este profissional também elabora e desenvolve projetos de instalações elétricas;* acionamentos elétricos e de infraestrutura para instalações de telecomunicações em edificações de acordo com normas técnicas e de segurança; planeja e executa a instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas. O campo de atuação inclui concessionárias de energia elétrica;* prestadoras de serviço;* indústrias;* em geral;* no setor de manutenção e automação;* indústrias de fabricação de máquinas;* componentes e equipamentos elétricos.
Técnico em Mecânica – O curso prepara o profissional para atender à crescente demanda do mercado de trabalho;* capazes de desenvolver atividades de caráter técnico e profissional na área da indústria e serviços;* com habilitação em Mecânica;* numa perspectiva de desenvolvimento social;* econômico e político;* visando à melhoria da qualidade na produtividade. O Técnico em Mecânica pode atuar em projetos de elaboração de produtos;* ferramentas;* instalações industriais; planejamento da produção;* seleção de máquinas e ferramentas;* layout de fabricação;* programação de máquinas CNC;* cronogramas custos de fabricação; supervisão da fabricação e adequação do sistema produtivo aos planos de métodos e processos; controle de qualidade do sistema produtivo; planejamento e supervisão da manutenção de máquinas;* equipamentos e instalações industriais.
LEGENDA FOTOS:
Acessando o site da prefeitura;* no endereço www.tupa.sp.gov.br;* o cidadão já encontra um “banner” de acesso a enquete
Acessando este “banner” a pessoa é direcionada para a página da enquete;* onde pode iniciar seu cadastro e responder as perguntas.
Preenchido;* é preciso colocar o nome;* cidade;* email;* telefone e se quiser;* fazer comentários. Em seguida;* basta salvar para ter o volto validade.
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