Aulas de robótica ajudam a melhorar o aprendizado nas escolas municipais

Educação - Quinta-feira, 09 de Abril de 2015


Aulas de robótica ajudam a melhorar o aprendizado nas escolas municipais "

A Secretaria Municipal de Educação tem inovado e aprimorado o ensino oferecido nas escolas municipais. Uma das principais inovações é o projeto de Robótica Pedagógica;* implantado em parceria com a empresa PETE – Educação com Tecnologia;* da cidade São Carlos;* que tem se mostrado uma importante ferramenta para a melhoria da aprendizagem dos alunos.

De acordo com o secretário municipal de Educação;* Marcos Leite;* a Robótica Educacional ou Robótica Pedagógica;* são termos que caracterizam ambientes de aprendizagem que reúnem criatividade;* motores e sensores controláveis por computador e softwares permitindo programar o funcionamento de modelos montados ou criados pelos alunos.

“Os métodos abordados pela robótica visam levar o aluno a questionar;* pensar e procurar soluções;* saindo da teoria para a prática. A robótica caracteriza-se como ciência multidisciplinar;* capaz de oferecer aos alunos uma atividade que proporcione a possibilidade de vivenciar experiências;* que até o momento só eram possíveis no campo teórico e;* ao mesmo tempo;* estar em contato com várias tecnologias atuais e desafiadoras”;* explicou.

Ele destacou que o projeto também permite levaraluno a explorar várias habilidades como concentração; raciocínio lógico; trabalho em equipe; verbalização; aplicação de conceitos multidisciplinares e desenvolvimento e aplicabilidade de conhecimentos ligados à sustentabilidade.

Segundo Marcos Leite;* durante a programação de um robô;* existe o pensar sobre o que se está fazendo;* de forma lógica e ordenada. “Um comando dado deve estar vinculado ao que se deseja de ação. Se não há lógica na programação;* não há programação. Durante as atividades realizadas em sala de aula;* os professores proporcionam reflexão aos alunos. Por meio da atividade proposta com o robô;* os alunos são levados a refletir sobre como pode ser montada a programação;* qual tipo de robô poderá utilizar e qual ação em grupo pode ser desenvolvida para a execução da atividade proposta pelo professor”.

Dessa forma;* por meio de uma brincadeira;* que é montar e desmontar um robô;* programar e testar a programação;* é possível perceber que o aluno elabora rede de conexões neurais bastante complexas;* de maneira singular. Ou seja;* apenas conhecendo a simbologia;* o aluno passa a ser capaz de prever a ação;* planejar;* ou melhor;* programar o robô e pode;* em seguida;* testar o que foi planejado.

“Em robótica;* há sempre um desejo de reproduzir estruturas cada vez mais complexas;* em que a introdução de um novo componente (motor;* sensor;* engrenagem) vai modificar a estrutura anterior e necessita um novo equilíbrio construtivo para que o sistema funcione. A importância pedagógica da robótica se dá pela ampliação cognitiva num processo de assimilação lúdica”;* afirmou.

O secretário de Educação informou também que o trabalho de Robótica Educacional nas escolas municipais de Tupã é feito sempre em grupos. Segundo ele;* as atividades são desenvolvidas com foco na disciplina de matemática tendo como base o material do EMAI- Ensino de Matemática nos Anos Iniciais.

“A partir das atividades propostas;* os alunos são levados a explorar habilidades e competências matemáticas em sala de aula. Como a grade curricular abrange uma vasta área de conhecimentos para os alunos;* as aulas com o uso do recurso da robótica em sala de aula acontecem a cada 15 dias para os alunos de 4º e 5º anos;* de forma que em todas as escolas que desenvolvem o projeto os alunos têm aula semanalmente;* divididas pela série que estão matriculados e de acordo com calendário de aulas desenvolvido pela própria escola”.

As aulas são acompanhadas pelo professor titular de sala;* acompanhado do assessor pedagógico da empresa PETE. Para o secretário;* o acompanhamento técnico e pedagógico da empresa garante aos professores e alunos uma segurança em relação à prática das atividades em sala.

“As escolas são acompanhadas um dia por semana;* em período integral;* de forma que o assessor está presente na escola em todo seu horário de funcionamento e os professores agendam suas aulas para o dia de visita do assessor. Os professores;* além de serem acompanhados em sala na execução das atividades;* participam de formação específica uma vez por mês na Secretaria de Educação;* onde são desenvolvidas atividades com uso do robô para que sejam executadas em sala de aula junto aos alunos;* além de receberem também formação sobre programação;* lógica e acompanhamento técnico pedagógico”.

Marcos Leite destacou ainda que a ""robótica na sala de aula"" vem de encontro com o compromisso da atual administração;* que não vem medindo esforços para garantir a melhoria constante na qualidade de ensino nas escolas municipais.

“Essa tecnologia;* inovadora no âmbito da educação;* vem ganhando espaço e aos poucos desvendando contribuições relevantes para o processo educativo. Para a prefeitura de Tupã;* a implantação do recurso da Robótica Pedagógica em sala de aula soma com o comprometimento de uma Educação de qualidade ofertada pelo município aos alunos e garante a inserção da ferramenta de tecnologia que é importante para a aprendizagem e a vida profissional dos alunos”;* finalizou.

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