Instituto Federal de Tupã vai abrir curso de inclusão digital
Inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 13 de abril
O Ministério da Educação;* através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica divulgou o edital do processo seletivo para o curso inaugural do Instituto Federal de Educação;* Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFESP) – Câmpus Avançado Tupã.
De acordo com o edital;* a unidade local iniciará as atividades oferecendo o curso gratuito de Formação Inicial e Continuada (FIC) de “Inclusão Digital: Informática Básica e Internet”. Para realizar o curso o interessado deverá ter 15 anos completos no ato da inscrição e ter Ensino Fundamental I completo.
Estão sendo disponibilizadas 30 vagas para curso;* que terá carga horária 160 horas e será ministrado pelo professor da área de Informática;* Leandro Calixto. As aulas serão iniciadas já no próximo dia 13 de abril e deverão se estender até 13 de julho;* sendo ministradas às segundas;* terças;* quartas e quintas-feiras;* das 18h45 às 22h05.
As inscrições para o processo seletivo poderão ser realizadas gratuitamente até 13 de abril;* das 13 às 17 horas;* na secretaria do câmpus avançado de Tupã;* localizada na avenida dos Universitários;* 145;* Jardim Ipiranga;* onde funciona o Centro de Educação Integrada (CEI).
Para efetivar a inscrição o interessado deverá apresentar a original e uma cópia de vários documentos;* incluindo comprovante de escolaridade; Carteira de Identidade (RG); CPF; comprovante de endereço recente com CEP; 01 foto 3x4 recente.
Já os menores de 18 anos;* também deverão estar acompanhados do responsável legal no ato da inscrição e apresentar;* além dos documentos pessoais;* o RG e CPF do responsável legal. Os alunos selecionados e que atenderem a todas as exigências;* serão automaticamente matriculados no curso.
Curso de Inclusão Digital
De acordo com o diretor do câmpus do Instituto Federal de Tupã;* Caio Marcus Dias Flausino;* o curso de “Inclusão Digital: Informática Básica e Internet’ tem por objetivo oferecer a oportunidade de conhecimento e contribuir para o aumento da capacitação e empregabilidade dos interessados.
“No mundo atual é imprescindível saber operar um computador no desenvolvimento de tarefas simples e cotidianas como manipulação de textos;* documentos;* relatórios;* planilhas;* apresentações;* internet;* antivírus;* entre outras aplicações. Além de ensinar os princípios básicos de como utilizar o computador;* a proposta é de também mostrar como as tecnologias podem capacitar as pessoas em benefício próprio e coletivo;* aumentando seu senso crítico e também sobre o que ocorre a sua volta”;* afirmou.
Durante o curso são os alunos aprenderão sobre conceitos básicos e intermediários da área de informática aplicáveis no dia a dia;* com terminologias;* sistema operacional MS Windows 7;* aplicativos e periféricos;* hardwares;* softwares; além de navegação na internet (sites;* e-mail;* downloads).
O conteúdo programático também inclui princípios de segurança (antivírus;* firewall;* phishing) além de ferramentas do MS Office;* como Word (processador de textos);* Excel (planilha eletrônica) e PowerPoint (gerenciador de apresentações).
Tupã