Os alunos do 4º ano da EMEIEF “Thiago Alves da Silva Leandro”;* desenvolveram uma Sequência Didática sobre a “Classificação do Lixo”. A sequência de atividades;* coordenada pela professora Deise Mara Alexandre Barbosa;* faz parte do Guia de Planejamentos e Orientações Didáticas do Programa Ler e escrever;* que objetiva conscientizar os alunos sobre a importância de tratar o lixo;* por meio de uma coleta seletiva;* a fim de amenizar esse grave problema da sociedade moderna.
Os alunos realizaram leituras de diferentes textos e análise de fotos referentes ao conteúdo. Houve a integração;* a participação e a socialização dos alunos com o conteúdo programado e o conhecimento dos diferentes tipos de lixo: doméstico;* reciclável;* espacial;* eletrônico;* agrícola;* industrial e hospitalar;* e a conscientização da importância da reciclagem do lixo;* com o aumento da população.
A realização da atividade oportunizou;* além de praticar estratégias de leitura e procedimentos de escrita envolvida na prática de ler para estudar;* a ampliação dos conhecimentos dos alunos na busca de uma solução para a temática.
A grande produção do lixo é um dos principais problemas ambientais da atualidade que resulta na liberação de gases que promovem o efeito estufa e a poluição das águas subterrâneas e superficiais. Isso ocorre devido ao consumismo exagerado das cidades grandes;* como o uso de produtos descartáveis;* a substituição desnecessária de objetos obsoletos por mais modernos.
A equipe gestora ressalta que a Sequência Didática desenvolvida;* além construir saberes relativos à leitura e à escrita;* proporciona a conscientização acerca de conhecimentos que não se limitam apenas a conceitos;* mas a atitudes;* haja vista que terão condições de gerenciar as situações do seu cotidiano;* ao deparar-se com os diferentes tipos de lixo.
Tupã