Conferência da Criança e Adolescente será realizado nesta quinta e sexta

Educação - Quarta-feira, 06 de Maio de 2015


Conferência da Criança e Adolescente será realizado nesta quinta e sexta

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) realizam iniciam nesta quinta e sexta-feira a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento;* que terá como tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”;* acontecerá na Secretaria Municipal de Educação;* localizada na Avenida dos Universitários;* 145;* Jardim Ipiranga.

A secretária municipal de Assistência Social;* Isaura Gaspar;* explicou que objetivo da conferência é discutir políticas públicas de proteção dos direitos de crianças e adolescentes e o fortalecimento da participação da sociedade nas ações de promoção do protagonismo infanto-juvenil

O trabalho também busca incentivar um maior envolvimento da comunidade na defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente e na formulação e avaliação das políticas públicas municipais e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

“O evento busca ainda fomentar a criação e o fortalecimento dos espaços de participação de crianças e adolescentes nos conselhos;* serviços;* programas e projetos públicos e privados;* além de propor estratégias que promovam o fortalecimento dos conselhos dos direitos da criança e do adolescente”;* explicou Isaura.

Ela destacou também que a conferência deste ano contará com uma inovação;* que é a divisão do evento em duas etapas: a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Convencional (destinada aos adultos) e a I Conferencia Lúdica dos Direitos da Criança e Adolescente.

“Além de discutir políticas públicas direcionadas à criança e ao adolescente com as entidades e instituições envolvidas direta ou indiretamente com esse segmento neste ano também realizarem um trabalho diretamente com os jovens;* ouvindo suas reivindicações e conhecendo suas prioridades”.

A secretária de Assistência Social destacou ainda a importância da participação da comunidade na conferência;* ajudando a diagnosticar os problemas enfrentados pelas crianças e adolescentes e buscando soluções. “Por isso convidamos os representantes das entidades;* das escolas;* das associações de moradores;* enfim da sociedade como um todo;* para que juntos possamos discutir as ações que devem ser adotadas pelo poder público visando um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes”.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA);* o psicólogo Valci Silva;* revelou que o evento apresentará a mesma programação para a conferência convencional;* que será desenvolvida nesta quinta-feira;* e para a conferência lúdica;* que acontece na sexta.

No dois dias as atividades começarão às 8 horas;* com credenciamento e café da manhã. Em seguida;* às 8h30;* será realizada a Leitura e Aprovação do Regimento Interno e às 9 horas;* exposição do tema: “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”;* com o João Vitor Cruzoletto;* de Maringá (PR).

Às 10 horas será realizada divisão em cinco grupos de trabalhos: “Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes”; “Proteção e Defesa dos Direitos; Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes”;* “Controle Social da Efetivação dos Direitos” e “Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”.

A programação prevê ainda almoço às 12h30 e plenária de apresentação dos grupos e aprovação das propostas às 13h30. Em seguida;* às 15h30;* haverá eleição dos delegados e às 16h30;* encerramento da conferência.

Tantos os delegados adultos quanto os delegados mirins representarão Tupã e encaminharão as propostas municipais na Conferência Estadual;* que por sua vez definirá as propostas e os representantes estaduais para a Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Para ele;* o maior desafio da conferência será justamente envolver crianças e adolescentes para que manifestem o que pensam e sentem a respeito de sua realidade. “Todos os temas debatidos serão colocados de forma que eles podem compreender e contribuir com as discussões. Nosso objetivo é fazer com que as crianças e adolescentes possam efetivamente ter voz e vez na Conferência Lúdica;* apontando suas verdadeiras necessidades e prioridades”;* destacou.

Já o prefeito Manoel Gaspar elogiou o trabalho realizado pela equipe do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente;* que apesar de ter sido nomeada há cerca de um mês;* tem trabalho diuturnamente para que a conferência seja bem sucedida.

“Os integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente foram nomeados recentemente mas estão trabalhando incansavelmente;* com muito amor e carinho;* para que o evento atinja todos os objetivos propostos”.

O chefe do Executivo finalizou reforçando o convite para que participem todos da conferência. “Serão dois dias de intensos trabalhos;* mas que serão fundamentais para discutir as ações voltadas às crianças e adolescentes. Sabemos que o mundo está em constante transformação e é necessário sempre discutir com a comunidade como adequar as políticas públicas à nova realidade. Por isso convido a todos para que participem dos trabalhos;* ajudando Tupã a realizar uma excelente conferência”.

Mais informações sobre a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Convencional e a I Conferencia Lúdica dos Direitos da Criança e Adolescente podem ser obtidas através dos telefone 3491-5370 (com Ana Cláudia) ou 99784-7828 e 3496-1752 (com Valci Silva).

Prefeitura da Estância Turística


Tupã