“De olho no óleo” Pontos de coleta troca 600 litros de óleo semanalmente

Saúde - Terça-feira, 02 de Julho de 2013


“De olho no óleo” Pontos de coleta troca 600 litros de óleo semanalmente

A população tupãense também pode contribuir e muito com o meio ambiente. O óleo de cozinha utilizada para fazer frituras em casa;* por exemplo;* pode ser reutilizado para gerar o biodiesel. Para isso;* o cidadão tem que juntar quatro litros de óleo de cozinha usado;* se dirigir a um dos pontos de troca e trocar por um litro novo de soja. Trata-se do Projeto “De olho no óleo”.

O secretário de Meio Ambiente;* Renan Pontelli;* disse que este é um dos atos mais simples e corriqueiros praticado por muitas pessoas vem contribuindo e muito para a devastação do nosso planeta. “Despejar o óleo de cozinha usado;* no ralo;* da pia ou no quintal causa diversos prejuízos ao meio ambiente”. Por semana são recolhidos dos pontos de coleta distribuídos no município;* 600 litros de óleo usado.

Um litro de óleo usado pode poluir cerca de 10 mil litros de água;* mas algumas estimativas dizem que um litro de óleo pode poluir até um milhão de litros de água. (esta é a quantidade de água que uma pessoa consome em 14 anos). A poluição do litro de óleo pode encarecer o tratamento de água em até 45%;* além de agravar o efeito estufa;* já que o contato de água poluída ao desembocar no mar gera uma reação química que libera o gás metano;* um componente mais agressivo que o gás carbônico.

De acordo com o Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas de Ribeirão Preto;* o biodiesel é um combustível 100% renovável e alternativo ao diesel derivado do petróleo. Outras vantagens do biodiesel é evitar uma parte do lançamento de enxofre na atmosfera;* substancia presente no diesel do petróleo que é um dos componentes para a chuva ácida;* diminuir os níveis de dióxido de carbono (CO2) e contribuir para diminuir as importações de óleo diesel;* tornando o país ainda mais autosuficiente energeticamente.

É cerca de 80% o aproveitamento do óleo na conversão do biodiesel;* ou seja;* um litro de óleo pode resultar em aproximadamente;* 800 ml de biodiesel. O processo também gera o glicerol;* uma substancia empregada nas indústrias e com uso farmacêutico;* alimentícios;* perfumaria;* plásticos e muitos outros.

O cidadão tupãense pode trocar seus litros de óleo usado nos seguintes pontos de troca de óleo: Centro de Saúde;* Rua Tupinambaranas;* 2110; Cras Leste;* Rua Machado de Assis;* 240; UBS Dr. Edmundo Vieira Prado;* Avenida Tancredo Neves; USF-A;* Rua Gilberto Muccio Mazzei;* 200; USF-B Rua Generoso Kuguimoto;* 680;* Conjunto Antônio Pereira Gaspar; USF –Santa Adélia;* Rua Aníbal Davoli;* 345;* Jardim Casari; USF- Independência;* Rua Duque de Caxias;* 07; USF –Alto Sumaré;* Leste ;* Rua Ernesto Coquemala;*200 ;* Jardim Santa Maria; USF-Vila Abarca/Marabá; USF Rubiácea;* Rua Adolfo Dantas;* 185; Parnaso;* Avenida Aristides Dinamarco;* 451;Universo;* Rua Dinamarca;* 33; Varpa;* Rua Padre de Nóbrega;* 209 e USF –CECAP;* Rua Lino Spinardi;* 147.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã