Continua até dia 25 de maio as inscrições para o Mapa Cultural Paulista

Planejamento e Infraestrutura - Terça-feira, 12 de Maio de 2015


Continua até dia 25 de maio as inscrições para o Mapa Cultural Paulista "

O Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura;* realizado pela Abaçaí Cultura e Arte - Organização Social de Cultura;* que objetiva identificar;* valorizar e promover o intercâmbio da produção artística no Estado de São Paulo e;* ao mesmo tempo;* estimular a participação dos municípios em atividades culturais.


O mapeamento será feito em 04 (quatro) fases;* sendo;* Municipal e Regional em 2015;* Estadual e Circulação em 2016.

Para a edição 2015/2016 serão consideradas 07 (sete) expressões artísticas e as respectivas categorias:

- Artes Visuais;* que compreende as categorias: Artes Plásticas;* Desenho de Humor e Fotografia
- Canto Coral
- Dança
- Literatura;* que compreende as categorias: Conto;* Poema e Crônica
- Música Instrumental;* que compreende as categorias: Solista e Conjunto
- Teatro
- Vídeo

Poderá participar do Mapa Cultural Paulista qualquer cidadão;* bem como grupos;* do Estado de São Paulo;* desde que com residência comprovada há mais de 02 (dois) anos. Os artistas interessados devem dirigir-se ao departamento responsável pela Cultura de seu município para efetivar sua participação no Mapa Cultura Paulista. O programa Mapa Cultural Paulista dividiu o Estado de São Paulo em 13 (treze) Regiões de Mapeamento;* sendo: Araçatuba;* Araraquara;* Baixada Santista;* Bauru;* Campinas;*Grande São Paulo;* Marília;* Presidente Prudente;* Ribeirão Preto;* São José do Rio Preto;* São José dos Campos;* Sorocaba e Vale do Ribeira (Conforme relação de cidades/regiões de mapeamento disponível no site da Abaçaí Cultura e Arte (www.abacai.org.br). Esta divisão serve como referência para elaboração das inscrições para Fase Regional e suas respectivas seletivas de cada expressão. Na Fase Regional;* a produção do Mapa Cultural Paulista poderá agregar ou desmembrar regiões de mapeamento com objetivo de otimizar as seletivas de cada expressão de suas respectivas regiões. Caso haja a necessidade de agregação ou desmembramento de regiões e/ou seletivas;* o número de representantes de cada região será preservado para cada expressão. O objetivo principal é promover o encontro e intercâmbio entre os artistas e municípios. A Coordenação Geral do Mapa Cultural Paulista fica a cargo da Organização Social Abaçaí Cultura e Arte;* que organizará o programa reunindo os municípios;* prestando informações;* decidindo em conjunto com os Dirigentes Municipais de Cultura quais serão as cidades-sede regionais;* enfim;* produzindo todas as fases do programa. Às Prefeituras Municipais cabe;* por meio de seus responsáveis pela pasta de cultura:

- Promover a divulgação e o chamamento dos artistas para Fase Municipal;
- A realização da Fase Municipal;
- A conferência da documentação e o preenchimento da ficha de inscrição para a Fase Regional;
- Encaminhamento das obras e trabalhos;* conforme orientações específicas da Abaçaí Cultura e Arte.
- Responsabilizar-se pelo transporte e alimentação dos artistas;* grupos e obras para as atividades das Fases Regional e Estadual.


Todos os participantes de edições anteriores poderão se inscrever;* desde que com produções e/ou criações inéditas no Mapa Cultural Paulista.

A idade mínima para a participação é 14 anos completos até a data de realização da Fase Regional.

É vetada a participação de estrangeiros que não estejam com seus documentos regularizados.

Avaliação dos trabalhos


Uma das prerrogativas do Mapa Cultural Paulista é selecionar trabalhos para fases subsequentes. Para tanto;* critérios de avaliação foram elaborados para nortear as decisões das Comissões de Seleção nas 7 (sete) expressões artísticas.
Cabe salientar que o encontro entre artistas e comissões tem viés pedagógico;* como objetivo de construir uma apreciação que ecoe na trajetória destes dois polos (artistas e Comissão de Seleção) e realize os preceitos do programa.
Cada expressão artística terá uma curadoria que coordenará um corpo de jurados com profundo conhecimento de suas expressões;* que irão compor as Comissões de Seleção. Todas as Comissões de Seleção serão regidas pelos preceitos abaixo e por um regimento interno que normalizará os trabalhos de seleção.

Critérios gerais de avaliação:

a) Coerência na concepção do trabalho: relação entre a pesquisa e o fazer;* entre forma e conteúdo;* entre a atividade mental (pensamento) e a atividade operacional (a realização). É resultado decorrente do processo de criação;* do contexto de produção e da difusão da obra artística;
b) Qualidade técnica: preparação;* apropriação e projeção das técnicas específicas por parte dos artistas;
c) Qualidade da produção artística: o cuidado no tratamento estético do conjunto da obra;
d) Autenticidade: critério definido pela verdade do discurso artístico embutido na obra. Analisar-se-á se o trabalho reflete e conserva as escolhas e valores autorais deste discurso artístico;
e) Contextualização do trabalho: a relação do trabalho com sua ambiência (a cidade;* a sociedade;* outros artistas;* escolas etc.);
f) Histórico do artista ou grupo: trajetória e trabalhos realizados.

Os finalistas da Fase Municipal participarão de um evento dia 28 de maio as 20 horas no PROJETO QUINTA COM ARTE;* na Praça da Bandeira;* informações 3491-4138/3491-3015 – com Marcos ou Marlene.

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã