"
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou ontem os dados do Dia D da Campanha de Vacinação Contra Gripe;* realizado no último sábado. A abertura do dia de mobilização da campanha contou com a participação do prefeito Manoel Gaspar e da secretária municipal de Saúde;* Rosângela Urel;* que visitaram vários postos de vacinação distribuídos na cidade.
Segundo Rosângela;* o resultado obtido no Dia D superou as expectativas e o resultado obtido no ano passado. De acordo com os dados;* no último sábado 3.067 pessoas receberam a dose da vacina contra gripe nos 16 postos de vacinação mantidos pela Secretaria Municipal de Saúde e no posto volante que funcionou no estacionamento da Droga Raia. Já no Dia D do ano passado o número de pessoas vacinadas ficou em 2.230.
“Esse ano a campanha foi um sucesso considerando o aumento de pessoas imunizadas no Dia D em relação aos anos anteriores. A organização e abastecimento das salas de vacina foram impecáveis;* não sendo verificada nenhuma intercorrência técnica ou administrativa”;* afirmou.
A secretária de Saúde informou que desde o início da campanha;* no último dia 4 de maio;* já foram vacinadas 5.170 pessoas;* o que representa 25% da meta;* que é vacinar 21.760 pessoas. A meta de cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde é de 80% dos chamados grupos prioritários.
Neste ano estão aptos a receber a dose da vacina contra gripe 1.025 crianças menores de 2 anos; 2.072 crianças de 2 a 4 anos;* além de 2.409 trabalhadores da saúde.
A campanha poderá imunizar também 513 gestantes; 84 puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias);* 10.982 idosos acima de 60 anos e 4.674 pessoas com comorbidades (doenças crônicas).
A secretária de Saúde informou também a vacinação será mantida em todos os postos de saúde até o próximo dia 22 de maio. Para receber a dose;* é importante levar o cartão de vacinação e o documento de identificação.
Ela alertou que a vacinação é fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe e doenças graves;* como pneumonia. Dados do Ministério da Saúde revelam que a campanha de vacinação contra a gripe vem contribuindo para prevenir a doença e suas complicações em pessoas com mais de 60 anos.
Além de reduzir consideravelmente o número de internações hospitalares;* óbitos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias;* a vacinação contra a gripe pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias. Já entre os residentes em casas de repousos ou asilos;* a redução na mortalidade chega a 60%.
A vacina
A vacina disponibilizada na rede pública em 2015 protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). De acordo com a secretária de Saúde;* como o organismo leva;* em média;* de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe;* é fundamental realizar a vacinação no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno.
O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto. Rosângela destacou também que a vacina não tem capacidade alguma de provocar gripe em quem tomar a dose;* já que é composta apenas de partículas do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção.
"Tupã