Escolas municipais participam da Olimpíada Brasileira de Robótica

Educação - Segunda-feira, 25 de Maio de 2015


Escolas municipais participam da Olimpíada Brasileira de Robótica "

A Olimpíada Brasileira de Robótica de 2015 encerrou suas inscrições para o evento com um total de aproximadamente 190 equipes;* sendo que 6 equipes são do município de Tupã;* representando nossa cidade na Olimpíada.

A primeira etapa da competição acontece no próximo dia 13 de junho na cidade de São Carlos;* no campus da USP. O evento tem o objetivo de estimular o interesse pela robótica e promover a difusão de conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa.

As escolas municipais estão com o projeto de robótica inserido na rede municipal desde junho de 2013. Atualmente;* as aulas são desenvolvidas nas escolas Governador Mário Covas e João Geraldo Iori;* para as turmas de 4º e 5º anos do ensino fundamental.

Nas escolas;* os alunos contam com as aulas de robótica integradas à disciplina de matemática;* com foco no material do EMAI (Educação Matemática nos Anos Iniciais);* além de terem disponíveis os livros didáticos oferecidos pela PETE;* com temas interdisciplinares e também os temas transversais Meio Ambiente e Trânsito.

Os professores recebem orientação e acompanhamento semanal;* por meio de visitas realizadas às escolas pelo assessor pedagógico da PETE;* professor Ângelo Jorge;* além de participarem de encontros de formação em robótica educacional uma vez por mês na sede da Secretária Municipal de Educação.

Foram disponibilizadas ainda três turmas na modalidade Projeto;* sendo que duas delas têm aulas na Secretaria Municipal de Educação;* atendendo a uma média de 30 crianças por turma nos Projetos Paz;* Fepasa e CEI. A terceira turma acontece às sextas-feiras;* na Escola Gino Bolognesi;* no distrito de Parnaso.

A prefeitura acredita que a inserção da tecnologia em sala de aula;* por meio da robótica pedagógica;* é mais uma ferramenta de apoio fundamental para o professor e;* acima de tudo;* aos alunos envolvidos no projeto;* que passam a contar com uma nova e motivadora oportunidade para a aprendizagem.

A Olimpíada estabelece uma missão aos competidores;* que devem cumpri-la construindo e programando um robô capaz de executar a tarefa proposta. A missão simula uma área de desastre natural;* na qual há uma vítima que deve ser resgatada pelo robô. Os alunos devem montar um robô que possa seguir por um caminho sinuoso;* não conhecido previamente;* superando obstáculos no caminho (paredes;* gap;* redutores de velocidade e rampa).

A arena onde acontece a competição é composta por três salas e uma rampa;* sendo que na última sala o robô deve identificar a vítima (simbolizada por uma bola de isopor;* coberta com papel alumínio). Ao encontrar a vítima;* depois de ter superado os obstáculos no caminho;* o robô deve acionar luzes e emitir um sinal sonoro. Feito isso;* a missão é considerada cumprida e a equipe receberá a pontuação de acordo com os acertos ou erros cometidos durante a competição.

Cada equipe de alunos realiza três rodadas em arenas diferentes;* sendo uma rodada em arena considerada de fácil execução;* outra com nível médio e;* finalmente;* uma arena com nível maior de dificuldade.

Ao término da última rodada;* será descartada a menor das três notas recebidas em cada rodada;* sendo computados os pontos das duas melhores rodadas da equipe. Para a classificação;* inicialmente é considerado o total de pontos obtidos e;* caso ocorra empate;* será classificada a equipe que executou as rodadas em menor tempo.

Montagem e treinos

Os alunos da rede municipal de ensino estão recebendo aulas especiais no contra turno de estudo;* para montagem e programação do robô. As aulas de orientação e treinamento ocorrem no CEI;* com um profissional da empresa PETE - Educação com Tecnologia;* às quartas-feiras e aos sábados durante o mês de maio.

No mês de junho;* os alunos farão treinos três vezes por semana para a competição. Nos treinos;* além de montar o robô para participar da competição;* os alunos aprendem também importantes conceitos de programação;* para que possam controlar cada um dos sete sensores que serão instalados no robô. Os treinos ajudam os alunos a corrigirem erros de calibragem dos sensores;* além de prepará-los para a competição com as outras cidades do estado de São Paulo.

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Prefeitura da Estância Turística


Tupã