Eco Ponto já recolheu mais de 4.600 pneus este ano

Saúde - Quarta-feira, 27 de Maio de 2015


Eco Ponto já recolheu mais de 4.600 pneus este ano "

A prefeitura;* através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente mantém o projeto Eco Ponto;* com objetivo de receber e armazenar pneus inutilizados pela população e dar o destino correto a eles.

De acordo com o titular da Pasta;* Renan Victor Pontelli;* o projeto é de grande importância para a população;* pois além dos benefícios ambientais;* o Eco Ponto também reforça as ações de saúde pública;* já que o pneu descartado de forma inadequada pode acumular água;* contribuindo para a propagação de uma série de doenças. Além de pneus de carros;* o Eco Ponto também recebe pneus de caminhão;* trator;* camionete;* moto e bicicleta.

“O Eco Ponto contribui para uma melhor qualidade de vida da população. Além de ajudar a combater a poluição;* garantindo a destinação ecologicamente correta destes materiais;* ele também ajuda nas ações de combate a doenças como a dengue;* já que os pneus podem ser tornar grandes criadouros da doença”;* afirmou Renan.

Além de receber pneus inservíveis descartados pela população e pelas borracharias da cidade;* o Eco Ponto também atende vários municípios da região;* como Arco-Íris;* Queiroz;* Iacri;* Bastos e Herculândia. “Esses municípios realizam a coleta de pneus e em seguida transportam o material até o Eco Ponto de Tupã;* onde é armazenado e destinado corretamente”;* destacou.

Ainda segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente;* todo o material encaminhado ao Eco Ponto é recolhido quinzenalmente pela Empresa Reciclanip;* criada em 2007 pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) para atuar na coleta e destinação de pneus inservíveis em todo o país.

Os pneus inutilizados podem ser reaproveitados de várias formas;* podendo;* inclusive;* ser utilizado como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Pelo seu alto poder calorífico;* os pneus inservíveis são largamente utilizados como combustível alternativo em fornos de cimenteiras;* em substituição ao coque de petróleo.

A borracha retirada dos pneus inservíveis também dá origem a uma grande variedade de artefatos;* incluindo tapetes para automóveis;* pisos industriais;* pisos para quadras poliesportivas;* artigos para jardinagem;* calçadas emborrachadas;* vasos de plantas;* cadeiras;* quadras esportivas;* entre outros.

Mais recentemente;* surgiram estudos para utilização dos pneus inservíveis como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha. Neste caso o pó de borracha proveniente da trituração de pneus inservíveis é adicionado à massa asfáltica. O asfalto-borracha tem uma vida útil maior;* além de gerar um nível de ruído menor e oferecer maior segurança aos usuários das rodovias.

Conscientização

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente informou também que o volume de pneus inservíveis encaminhado ao Eco Ponto revela maior conscientização da população quanto a necessidade de garantir uma destinação adequada ao material.

De acordo com Claudio Gazeta responsável pelo armazenamento dos pneus;* do começo deste ano até o mês de abril;* o Eco Ponto registrou teve um aumento significativo no volume de pneus recolhidos em relação ao mesmo período do ano de 2014.

Segundo os dados;* nestes quatro meses foram recolhidos 4.685 pneus;* incluindo 1.600 pneus de carros;* 2.034 pneus entre caminhão;* trator e camionete;* além de 381 pneus de motos e 670 de bicicleta.

O Eco Ponto funciona na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* situada na rua Francisco Budaibes;* 101 e a população pode efetuar a entrega dos pneus inservíveis no período das 7 às 1

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã