Prefeitura realiza várias atividades contra abuso sexual de menores

Educação - Quinta-feira, 28 de Maio de 2015


Prefeitura realiza várias atividades contra abuso sexual de menores

A Secretaria Municipal de Assistência Social vem realizando diversas atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes;* comemorado no último dia 18 de maio.

De acordo com Isaura Gaspar;* titular da Pastas;* as atividades mobilizam todos os órgãos de garantias de direitos da criança e adolescente;* como Conselho Tutelar;* Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS);* Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes (CMDCA);* Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Disque 100.

“O objetivo é promover ações preventivas contra violência de crianças e adolescentes;* nas escolas;* na sociedade em geral e de sensibilizar toda a população para denunciar casos que envolvam crianças e adolescentes em que seus direitos estejam sendo violados”;* afirmou Isaura.

Um dos destaques da programação foram as palestras noturnas realizadas pelo CRAS Sul e CRAS Leste e ministradas pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente;* o psicólogo Valci Silva.

Segundo Isaura a palestra foi realizada no CRAS Leste no último dia 12 de maio;* reunindo 97 famílias. Já no CRAS Sul a palestra aconteceu nesta terça-feira;* dia 26 de maio;* e contou com a participação de 35 famílias residentes naquela área de abrangência.

Dando continuidade à programação que aborda a exploração sexual de Crianças e adolescentes;* a Secretaria Assistência Social;* através do CREAS;* em parceria com a Secretaria Municipal de Educação também apresentará peça teatral sobre o tema.

De acordo com a secretária de Assistência Social;* a peça “Vim Ver Maria”;* do Grupo Soarte da cidade de Ourinhos;* será apresentada nesta sexta-feira;* dia 29 de maio;* em dois horários;* às 8 e às 14 horas;* no anfiteatro da Projeto Escola Segundo Turno-Crescer Juntos – Núcleo FEPASA.

Segundo Isaura;* o espetáculo será apresentado para crianças e adolescentes da rede municipal de ensino e do projeto Jovem Talento. A peça mostra a convivência de uma família;* em que Maria;* filha mais nova é vítima de um abuso sexual dentro de casa;* causado pelo tio que cuida da menina na ausência dos pais.

“Dentro dessa narrativa o grupo desenvolve algumas situações e sentimentos que a criança vive quando passa por essa situação;* como o medo;* a vergonha;* e em seguida as atitudes que irão levar ela a enfrentar a situação e denunciar. A peça se propõe a mostrar essa realidade para a criança;* de uma maneira direta;* com humor;* orientando a criança sobre o tema”;* finalizou Isaura.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã