Fundação Procon destaca trabalho realizado pelo Procon de Tupã

Administração - Quarta-feira, 03 de Junho de 2015


Fundação Procon destaca trabalho realizado pelo Procon de Tupã

A Fundação Procon-SP destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo Procon de Tupã;* mantido em parceria com a prefeitura;* através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Através de ofício encaminhado ao prefeito Manoel Gaspar;* a diretora de Relações Institucionais da Fundação Procon-SP;* Ivete Maria Ribeiro;* parabenizou a prefeitura de Tupã pela atuação do Procon local e elogiou o trabalho desenvolvido no município em defesa dos direitos do consumidor.

“Temos a honra de cumprimentá-lo e;* na oportunidade parabeniza-lo pela gestão da Prefeitura de Tupã;* bem como ressaltar a importância do Procon local;* que em parceria com a Fundação Procon-SP;* possibilita o atendimento aos cidadãos do seu município”;* elogiou.

Ela ressaltou também que a prática da Defesa do Consumidor vem se revelando cada vez mais essencial para a preservação dos direitos da população. “É notória a fundamental contribuição dos órgãos de proteção e defesa do consumidor para o cumprimento de ações que beneficiam a população;* favorecendo o exercício da cidadania e;* concomitantemente;* valorizando a imagem do poder público municipal”;* afirmou Ivete.

A diretora de Relações Institucionais ressaltou ainda que o Procon de Tupã cumpriu o convênio firmado com Fundação Procon;* encaminhando todos os relatórios de atendimentos prestados no ano passado. Segundo os dados;* em 2014 o Procon de Tupã registrou 4.049 atendimentos;* perfazendo uma média de 11 atendimentos diários.

Além do grande número de atendimentos;* o Procon de Tupã também participou das reuniões regionais e das capacitações realizadas pela Fundação Procon;* que segundo Ivete;* são fundamentais para o desenvolvimento de ações para a política estadual de defesa do consumidor além de capacitar e aprimorar os funcionários;* atualizando também formas e estratégias de conciliação;* entre outros.

Além das ações elencadas pela diretora de Relações Institucionais da Fundação Procon;* a unidade local também desenvolve várias campanha de orientação e esclarecimento à população.

Recentemente o Procon de Tupã desenvolveu uma campanha para ajudar os consumidores que não desejam mais receber ligações com ofertas de produtos e serviços. O trabalho foi realizado em virtude do grande aumento no número de reclamações contra os serviços de telemarketing.

PROCON de Tupã

Órgão de proteção ao consumidor administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico;* o Procon de Tupã tem por objetivo registrar reclamações e tomar iniciativas nas relações de consumo.

“Ao receber uma denúncia;* busca a solução com o fornecedor por telefone ou envia a CIP (carta de informação preliminar) dando o prazo de 10 dias úteis. Em caso negativo;* e sendo uma reclamação fundamentada;* PROCON formaliza a reclamação dando início ao processo administrativo;* onde então é promovida uma audiência de conciliação. Se mesmo assim não havendo acordo o consumidor é orientado pelo órgão a ingressar judicialmente afim de obter seus direitos;* sem prejuízo das sanções decorrentes de uma prática abusiva.” Afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico.

O consumidor que se sentir lesado pode procurar o PROCON de Tupã;* na Praça da Bandeira;* 291;* ao lado do Escritório Regional do Iamspe;* de segunda a sexta-feira;* das 7h30 às 11h30;* ou pelo telefone 3491-5395.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã