A prefeitura;* através da Secretaria Municipal de Planejamento;* já concluiu o trabalho de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana da Estância Turística de Tupã. A proposta inicial foi apresentada à população durante audiência pública realizada no último dia 9 de abril e que reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade.
Durante a audiência a prefeitura ouviu várias sugestões da comunidade. Para garantir maior participação popular na elaboração do plano;* a prefeitura disponibilizou um espaço para encaminhamento de sugestões através do site www.tupa.sp.gov.br.
“Além de ter realizado a audiência pública a prefeitura procurou ouvir os anseios da comunidade no que diz respeito à melhoria das condições de mobilidade no município. Por isso a disponibilizando;* por mais de um mês;* um espaço no site da prefeitura para que a população pudesse encaminhar sugestões”;* explicou o secretário de Planejamento;* Valentim Bigeschi.
O secretário de Planejamento também destacou que a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana é obrigatória para todos municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes. Os municípios que não atenderam à exigência poderão deixar de receber verbas federais destinadas à mobilidade urbana.
Valentim ressaltou ainda a importância do Plano de Mobilidade Urbana para o bem estar e a qualidade de vida da população. “Por influir diretamente na vida de toda a população a proposta deve ser elaborada de forma participativa e transparente;* garantindo que os investimentos e o planejamento em mobilidade ocorram de forma ordenada e levem em conta as reais necessidades das pessoas”;* ressaltou.
O secretário de Planejamento também explicou que o Plano de Mobilidade Urbana não se resume às ações voltadas à melhoria do trânsito;* abrangendo também várias políticas públicas que influenciarão diretamente na melhoria da qualidade de vida da população.
Segundo Valentim;* além de proporcionar a locomoção com segurança e fluidez de todos os tipos de veículos;* bem como dos pedestres em suas diversas modalidades;* o Plano de Mobilidade Urbana de Tupã também vai priorizar a preservação da vida;* da saúde;* do meio ambiente e da paisagem urbana; além de garantir o acesso amplo e democrático ao espaço municipal;* com garantia de acessibilidade universal e a circulação ordenada de pessoas e mercadorias.
A exemplo do que vem acontecendo nos países desenvolvidos o Plano de Mobilidade Urbana pretender fazer com que Tupã também passe a priorizar a locomoção de pedestres;* ciclistas;* pessoas com deficiência ou com restrição temporárias de mobilidade em relação ao transporte motorizado. Da mesma forma que o transporte coletivo e público passe a ser prioritário em relação ao transporte individual e particular.
“O Plano de Mobilidade Urbana torna universal o acesso aos meios de deslocamento disponíveis na cidade;* priorizando o transporte não motorizado e o coletivo e desestimulando o uso do carro. Além disso;* ele ajuda a garantir que as obras feitas para a mobilidade deixem de ser intervenções pontuais e façam parte de um conjunto que vá realmente mudar a realidade dos deslocamentos das pessoas;* democratizando o uso do espaço da cidade e o acesso aos serviços essenciais que ela guarda. Um bom plano;* se implementado corretamente;* ajuda a construir uma cidade boa para todos os moradores e para o meio ambiente”;* ressaltou.
Para ele;* essas diretrizes ajudarão a hierarquizar o sistema viário;* objetivando a fluidez e a redução de tempo nos deslocamentos dentro do município. Além de contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade;* o Plano de Mobilidade Urbana também pode ampliar as condições de segurança nos deslocamentos para promoção da saúde e garantia de vida.
“Em uma cidade com número excessivo de veículos como Tupã;* é fundamental que a população compreenda que a utilização de meios coletivos de transporte ou mesmo outras formas mais saudáveis de locomoção como a pé ou de bicicleta podem resultar em várias melhorias no dia a dia. A redução no número de veículos circulando pode ajudar a melhorar o fluxo e as condições de segurança do nosso trânsito; também resultaria em menos poluição para o meio ambiente e ainda contribuiria para a promoção da saúdem incentivando a adoção de hábitos mais saudáveis”;* explicou.
O secretário de Planejamento revelou ainda que todas as propostas apresentadas foram analisadas antes da elaboração da proposta final. Valentim ressaltou que o Plano de Mobilidade concluído deverá ser novamente apresentado à população em nova audiência pública a ser agendada pela prefeitura. “Após a apresentação da proposta final à população;* a prefeitura encaminhará o projeto para ser apreciado pela Câmara Municipal”. Com a aprovação do Legislativo;* a nova Lei será promulgada pelo prefeito Manoel Gaspar e entrará em vigor após sua publicação.
Tupã