Tupã terá várias atividades no Dia Internacional de Combate às Drogas

Saúde - Sexta-feira, 26 de Junho de 2015


Tupã terá várias atividades no Dia Internacional de Combate às Drogas "

A prefeitura de Tupã;* através da Secretaria Municipal de Saúde;* realizará várias atividades hoje;* em alusão do Dia Internacional de Combate às Drogas. A programação é aberta à população e será desenvolvida das 8 às 12 horas.

De acordo com a secretária de Saúde;* Rosângela Urel;* as atividades têm como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de mobilizar toda a comunidade no combate às drogas.

“O Dia Internacional de Combate às Drogas é de grande importância importante para mobilizar a sociedade sobre a discussão do tema;* e fortalecer a necessidade do envolvimento da população no combate às drogas”.

Segundo ela;* a programação;* que está sendo coordenada pelo Ambulatório de Saúde Mental;* contará com a participação e apoio do Conselho Tutelar; Núcleo de Psicologia da FADAP/FAP; equipe de Terapia Ocupacional Municipal e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.

As atividades;* que incluem orientações e exposições de trabalho desenvolvido pela terapia ocupacional municipal;* serão realizadas em uma tenda instalada no pátio do Ambulatório de Saúde Mental de Tupã.

A programação conta ainda com a palestra “Combate as Drogas: Uma nova Esperança”;* que será ministrada a partir das 9 horas;* na sala de reuniões do ambulatório. O tema será abordado pelo psicólogo Valci Silva;* presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e autor do livro ""Drogas: Causas;* Consequências e Recuperação"".

A secretária da Saúde também convidou a população a participar das atividades e lembrou que a prevenção ainda é a melhor forma de combater a disseminação das drogas. Segundo ela;* o trabalho de prevenção inclui conscientização e informação;* alertando para os danos causados pelas drogas;* além de promover ações que levem a sociedade a uma reflexão sobre os seus valores;* alertando para a necessidade da mobilização de todos tanto para a redução dos fatores de vulnerabilidade e risco;* quanto para a promoção e fortalecimento dos fatores de proteção.

“Por isso;* o objetivo da Secretaria de Saúde é levar a informação como forma de prevenção e discutir estratégias de minimizar os problemas causados pelas drogas;* que hoje não é apenas um problema de segurança;* mas também de saúde pública”;* destacou Rosângela.

Sobre a data

As drogas podem causar danos à saúde;* além de diminuir a percepção de perigos. Por alterar o nível de consciência;* o uso de drogas pode levar a práticas arriscadas;* como sexo sem proteção ou compartilhamento de seringas e outros materiais que podem transmitir doenças;* como HIV/Aids e hepatites.

Por isso;* o dia 26 de junho foi determinado pela Organização das Nações Unidas (ONU);* em 1987;* como o Dia Internacional de Combate às Drogas. A primeira conferência sobre o assunto foi convocada pela ONU em fevereiro de 1990;* firmando de 1991 a 2000 como anos internacionais de combate às drogas.

Em 1997;* a ONU criou o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) com o objetivo de prestar cooperação técnica aos países-membros para reduzir os problemas na área de saúde (como o HIV) e na social (como a violência) que tenham relação direta ou indireta com drogas ilícitas e o crime.

Segundo dados do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC);* cerca de 200 milhões de pessoas;* quase 5% da população entre 15 e 64 anos;* usam drogas ilícitas pelo menos uma vez por ano. Aproximadamente a metade desses usuários as usa regularmente; isto é;* pelo menos uma vez por mês.

No Brasil;* os dados são particularmente alarmantes. De acordo com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (SENAD/MJ);* não existe um número preciso de usuários de drogas;* em especial do crack;* no Brasil. Segundo números apresentados a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existem mais de 1 milhão de usuários.

É importante lembrar que o crack;* apesar de ser muito agressivo;* não é a única droga a causar dependência. Pode-se destacar ainda a maconha;* cocaína;* o álcool – que apesar de liberado traz tantos danos colaterais quanto às drogas ilícitas. Hoje o alcoolismo é a 5ª maior doença incapacitante no mundo. São acidentes;* perdas afetivas;* financeiras;* morais;* físicas etc. A maconha;* que algumas pessoas acreditam ser uma “droga leve”;* produz alterações da percepção;* causa delírios;* euforia;* confusão mental;* entre outras.

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã