ETEC e prefeitura discutem a implantação de Curso para atender o setor da fotografia.

Planejamento e Infraestrutura - Sexta-feira, 03 de Julho de 2015


ETEC e prefeitura discutem a implantação de Curso para atender o setor da fotografia. "

O prefeito Manoel Gaspar voltou a se reunir na semana passada com Mauro Guerra;* diretor da Escola Técnica Estadual (ETEC) “Massuyuki Kawano”;* mantida pelo Centro Paula Souza e empresários do setor de fotografia para discutir a abertura de um curso para qualificar profissionais do ramo fotográfico.

Durante a reunião o diretor da ETEC apresentou a proposta que prevê inicialmente a implantação de um curso técnico de Comunicação Visual;* explicando o plano do curso;* sua grade curricular e as habilidades e competências da formação.

Segundo Guerra;* o curso de Comunicação Visual oferecerá ampla formação;* capacitando o profissional a atuar em vários setores;* desde a captura de imagem;* tratamento e editoração de imagem.

“Esse curso possibilitaria a formação de mão e obra qualificada não só para o mercado fotográfico;* mas também para o mercado de artes gráficas;* para atuar na elaboração de folders;* banners;* placas e outdoors;* entre outros. Com esse curso qualquer pessoa que tenha concluído ou esteja cursando pelo menos o 2º ano do Ensino Médio;* interessada em trabalhar na área de comunicação visual passará a ter mais uma opção de qualificação em Tupã;* através da ETEC”.

O diretor da ETEC revelou também que a abertura do curso de Comunicação Visual também representaria o pontapé inicial para a implantação futura de um curso específico de Fotografia que possa atender as necessidades apontadas pelos empresários na reunião anterior.

“A abertura do curso de Comunicação Visual na ETEC de Tupã agilizaria o processo de formação de mão de obra para atender às necessidades das empresas de fotografia e também facilitaria a implantação de um curso específico na área de Fotografia ou de Áudio e Vídeo pois a ETEC já contaria com estrutura e professores que poderiam ser aproveitado pelos dois cursos”;* explicou.

Ele afirmou ainda que a proposta de implantação do curso Comunicação Visual foi acatada pelos empresários do setor e deverá ser concretizada em parceria com a prefeitura. Guerra lembrou que a ETEC de Tupã já não conta com estrutura e infraestrutura para a implantação de novos cursos técnicos;* sobretudo em áreas que necessitam de instalações específicas.

“As atuais instalações da ETEC já não comportam a abertura de novos cursos técnicos;* principalmente nesta área de comunicação visual;* que exige instalações e equipamentos específicos. Por isso;* para viabilizar a implantação do novo curso vamos necessitar do apoio da prefeitura”;* afirmou.

Segundo o diretor da ETEC;* a intenção é firmar um convênio entre a prefeitura e o Centro Paula Souza;* onde a municipalidade ficaria responsável pela construção de três novos laboratórios necessários para a realização do novo curso. Já o Centro Paula Souza ficaria responsável pela contratação dos professores que ministrariam as aulas e aquisição dos equipamentos.

“O prefeito Manoel Gaspar já nos autorizou a iniciar os trâmites para firmar esse convênio entre prefeitura e Centro Paula Souza. Também é importante ressaltar a importância das empresas de fotografia da cidade;* que atenderam ao chamado da ETEC e prefeitura;* analisaram nossa proposta;* apresentaram sugestões e são parceiros nessa empreitada. Essa união entre empresas;* prefeitura e ETEC é fundamental para que a gente consiga atender às necessidades do mercado;* formando profissionais competentes;* qualificados e que possam melhorar cada vez mais a prestação serviços”.

Guerra revelou ainda;* que com o aval da prefeitura e dos empresários do setor;* a ETEC irá encaminhar ao Centro Paula Souza a proposta de convênio com a prefeitura e o pedido de autorização para instalação do curso de Comunicação Visual;* com a contratação professores e aquisição de materiais.

“Nossa prioridade agora é agilizar a tramitação desse projeto junto ao Centro Paula Souza. Já com relação a parte da prefeitura;* o prefeito Manoel Gaspar já se comprometeu a agilizar licitação para construção dos laboratórios para que possamos;* no menor tempo possível;* ter a autorização para instalação desse curso”;* finalizou.

Apoio

O empresário José Antônio Magron;* proprietário da Macrocolor Formaturas;* destacou a importância da abertura do novo curso;* que segundo ele é de suma importância e vem atender a um antigo sonho de todas empresas do setor;* que é viabilizar maior qualificação profissional aos trabalhadores.

“A proposta de criação desse curso de Comunicação Social é de grande interesse para nós que atuamos no setor de fotografia porque é um curso que já existe e está devidamente regulamento junto ao Ministério da Educação e que possui em suas disciplinas vários conteúdos que atendem às necessidades do mercado fotográfico local”.

O empresário também ressaltou que o novo curso minimizaria umas principais dificuldades enfrentadas pelas empresas do setor;* que é a carência de profissionais especializados e elogiou a iniciativa da prefeitura e da ETEC;* que através do trabalho conjunto buscam consolidar essa nova conquista.

“Esse curso vem em boa hora e começa de maneira bastante sólida;* bem planejada;* através da parceria entre prefeitura e o Centro Paula Souza;* que é garantia de ensino e formação de qualidade. Acredito que esse curso trará muitos benefícios ao setor e aos profissionais. Por falta de cursos específicos hoje as pessoas começam a desempenhar a atividade com base em experimentos;* em troca de experiências;* mas falta a formação técnica e específica;* que além de ser importante para as empresas pode ser vantajoso para os profissionais;* sobretudo no aspecto financeiro”.

Já o prefeito Manoel Gaspar ratificou o apoio para viabilizar a implantação do curso de Comunicação Visual e elogiou o projeto apresentado pelo diretor da ETEC. “A proposta apresentada por Mauro Guerra superou as nossas expectativas já que esse novo curso;* com duração de 1 ano e meio;* tem grande abrangência e formará profissionais aptos a atuar em vários setores de uma empresa fotográfica. Outro aspecto positivo é que essa proposta agiliza a formação de mão de obra capacitada para atender as necessidades não só das empresas de fotografia mas também de outros setores e ainda facilitará a implantação de um futuro curso específico na área de fotografia”.

Para Gaspar a abertura de cursos de qualificação para atender um principais segmentos econômicos da cidade possibilitaria a criação de novas oportunidades de emprego;* além de contribuir para a valorização profissional dos trabalhadores que já atua no mercado.

A iniciativa também ajudaria a fortalecer as empresas do setor;* que com mão de obra qualificada poderiam ampliar a aprimorar a produção;* aumentando a lucratividade e gerando mais riquezas para o município.

“Além de atender necessidades do marcado a formação de mão de obra qualificada também amplia as possibilidade de atrair novas empresas e mais investimentos para o município. Nosso objetivo é fazer de Tupã uma cidade com mão de obra qualificada para que as empresas possam crescer e novas empresas possam surgir;* gerando mais empregos e renda”;* finalizou.

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã