Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal atendeu mais de 2 mil pessoas

Saúde - Terça-feira, 07 de Julho de 2015


Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal atendeu mais de 2 mil pessoas "

Buscando a melhoria da saúde bucal da população;* a prefeitura de Tupã;* através da Secretaria Municipal de Saúde;* realizou a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal.

O trabalho preventivo;* realizado anualmente juntamente com a campanha de vacinação contra gripe;* mobilizou todas as Unidades Saúde da Família (USFs);* Unidades Básicas de Saúde (UBSs);* além do Centro Odontológico Municipal (COM) e contou com a participação de toda a equipe odontológica do município;* formadas por dezenas de dentistas e ACDs.

De acordo a com a coordenadora Odontológica;* Isabel Forte;* além de atender às pessoas que compareceram às unidades de saúde para serem vacinadas contra a gripe;* a Secretaria Municipal de Saúde também realizou o “Dia D” de prevenção ao câncer bucal;* com o objetivo de sensibilizar a população a participar da campanha.

Segundo ela;* durante a campana deste ano a Secretaria de Saúde examinou 2.012 pessoas acima de 40 anos;* que é a faixa etária que apresenta grande incidência de câncer bucal;* além de pessoas que pertencem aos grupos prioritários da campanha contra a gripe.

Isabel informou também que durante os atendimentos foram encontradas algumas lesões com e sem suspeita de malignidade;* sendo que todos os casos receberam o devido acompanhamento.

Ela explicou que alguns casos foram encaminhados para o atendimento buco-maxilo da rede pública e em outros foram realizadas biópsias para diagnóstico. O atendimento também incluiu a realização de procedimentos cirúrgicos resolutivos;* além do acompanhamento pelos dentistas da rede até a remissão do problema.

A coordenadora Odontológica revelou ainda que durante a campanha;* foi realizado um levantamento da necessidade de tratamento odontológico e da necessidade de prótese entre a população atendida.

“De acordo com resultado verificado;* cada dentista agendou os pacientes para tratamento em sua unidade de trabalho e após o término do tratamento os pacientes foram encaminhado ao Centro de Especialidades Odontológicas para a realização das próteses”;* destacou Isabel.

A campanha de prevenção ao câncer bucal contou ainda com a distribuição de kits de higiene bucal;* contendo enxaguatório bucal;* escova;* pasta de dente e um folder explicativo sobre o autoexame da boca;* com orientações sobre higiene bucal.

Isabel ainda destacou a importância do trabalho preventivo;* lembrando que o câncer bucal é mais silencioso e;* justamente por isso;* considerado mais perigoso. “O câncer bucal é uma doença que tem cura;* principalmente se for diagnosticado precocemente;* por isso é fundamental que as pessoas realizem o autoexame ou participem das campanhas de prevenção realizadas pela prefeitura. Quanto antes o problema for detectado e iniciado o tratamento;* maiores são as chances de cura”.

Ela finalizou agradecendo o apoio da Secretaria Municipal da Saúde;* em especial às equipe de enfermagem;* que encaminharam as pessoas que procuravam as unidades de saúde para ser vacinadas contra a gripe a se dirigirem aos consultórios odontológicos para realizarem o exame bucal. “Além do apoio da Secretaria Municipal de Saúde e dos profissionais de enfermagem;* também gostariam de agradecer a dedicação e o empenho de toda a equipe odontológica;* dentistas e ACDs”;* elogiou Isabel.

Já a secretária municipal de Saúde;* Rosângela Urel;* considerou os resultados da campanha de prevenção contra o câncer bucal extremamente positivos;* pois revelam que a população começa a se conscientizar sobre a necessidade de procurar o dentista preventivamente e não somente para tratamento curativo;* evitando não só o aparecimento mas também o agravamento de doenças.

Ela lembrou que estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que quase 15 mil novos casos de câncer bucal são registrados por ano no país. Esse número que poderia ser consideravelmente menor se a população brasileira tivesse o hábito de realizar o autoexame bucal com frequência;* uma vez que é um exame simples;* eficaz e capaz de identificar alterações bucais que podem convencer o paciente a procurar o dentista;* afim de diagnosticar as possíveis lesões cancerizáveis.

“A campanha mostrou também que as pessoas estão adquirindo maior conhecimento sobre o câncer bucal;* começando a realizar com o autoexame periodicamente e procurando o profissional em caso de qualquer sinal de anormalidade bucal. Isso é fundamental para o diagnóstico precoce e tratamento do câncer bucal;* aumentando as chances de cura”;* enfatizou.

Rosângela destacou ainda que além das campanhas de prevenção;* exame bucal também é realizado rotineiramente nas unidades de Saúde e no Centro Odontológico Municipal (COM) por todos os dentistas da rede;* em qualquer idade. Basta procurar os dentistas e expor suas dúvidas e necessidades.

O atendimento nas unidades é das 7 às 17 horas. No COM o atendimento vai até as 20 horas e inclui procedimentos de urgência;* além orientações de e exames em relação ao câncer bucal.

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã