"
Mantendo mais de 30 anos de tradição;* a Polícia Militar de Tupã;* em parceria com a prefeitura;* através da Secretaria Municipal de Cultura;* realiza nesta quarta-feira;* a solenidade cívico militar em homenagem aos 83 anos da Revolução Constitucionalista de 1932;* comemorado no dia 9 de julho.
Diferentemente dos anos anteriores;* a cerimônia está sendo antecipada para a véspera do feriado estadual;* a partir das 19 horas;* na Praça 9 de Julho;* localizada na rua Anita Costa;* na Vila Vargas.
De acordo com o tenente André Vander;* da Polícia Militar de Tupã;* a Revolução Constitucionalista de 1932 é um dos acontecimentos mais importantes da história de São Paulo e do Brasil.
Durante a solenidade será prestado tributo de gratidão à memória dos heróis ex-combatentes e em especial aos tupãenses que lutaram na revolução;* como Manuel Marques de Oliveira;* Francisco Ribeiro Barros;* Victor Bereta;* Antônio Pedro da Silva;* José Nazareth Gomes Guimarães;* Diogo Caparroz;* Tobias Rodrigues;* Jose Lemes Soares;* Jácomo Lourenção;* Luiz de Souza Leão;* Mariano Salerno;* José Fraga Moreira;* Renato Dias de Aguiar;* Ulisses Vieira;* Sebastião Veríssimo de Oliveira;* Francisco Moraes Pio de Almeida;* Francisco Portella;* Nelson Camargo Penteado;* Oscar Elias Bueno;* Eduardo Romero Precioso;* Jsé Ramos Cadima;* Benedito Silva Leite;* Aurélio Correa;* Jamil ª Dualibi;* Carlos Tayano;* Geraldo Pires;* Egás Bonilha Toledo;* Cid Ribeiro do Val;* Jorge Elias;* Isaias Lourenço;* dos Santos;* Breno de Barros;* Brás Martines Vasquez;* Américo Fefim;* Ecergio Fiovarante Tovo;* Antônio Pedro da Silva e Alcides Leão.
O evento também contará com entrega de medalhas de láurea de mérito pessoal aos policiais militares que prestaram relevantes serviços operacionais à comunidade;* além de homenagens às autoridades e personalidades.
A PM ainda aproveitará a solenidade para mostrar os equipamentos utilizados no treinamento do dia a dia e a estrutura que a corporação mantém em Tupã;* incluindo Força Tática;* Canil;* a frota de viatura e as motos da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam). “Convidamos toda a população para prestigiar esse evento que resgata e preserva a importância da Revolução Constitucionalista de 1932;* considerado o maior movimento cívico do Estado de São Paulo;* não só para nosso estado como também para nosso país”;* convidou.
A Revolução de 32
A Revolução Constitucionalista foi um movimento armado ocorrido em 1932;* onde o Estado de São Paulo buscava a derrubada do governo provisório de Getúlio Vargas. Entre os motivos estavam a Revolução que levou;* a 3 de novembro;* Getúlio Vargas à tomada do poder;* inicia-se o Governo Provisório. A partir daí;* Vargas extingue uma série de estruturas;* incluindo o Congresso Nacional e as Assembléias estaduais;* e depõe os governadores dos estados.
Havia também insatisfação em relação à demora da elaboração de nova Constituição;* que era maior em São Paulo e que;* somada à obstrução do poder dos cafeicultores no poder central e à oposição do estado de São Paulo. Ocorre;* então;* uma greve mobilizando cerca de 200 mil trabalhadores do estado;* resultante em conflitos armados;* que levam à morte de quatro estudantes: Martins;* Miragaia;* Dráuzio e Camargo. Com as iniciais dos nomes destes surge a sigla MMDC;* um importante símbolo da revolução.
Reivindicando o fim do Governo Provisório;* a nomeação de um novo presidente da república;* a autonomia estadual e;* principalmente;* uma reconstitucionalização do país;* estoura;* a 9 de julho de 1932;* a Revolução Constitucionalista. As tropas civis;* com cerca de 35 mil componentes enfrentaram cerca de cem mil soldados do governo.
Apesar da superioridade bélica das tropas do governo;* a revolução só é sufocada a 1º de outubro de 1932;* após quase três meses de batalhas. Os revoltos Miguel Costa;* Borges de Medeiros e Artur Bernardes são presos e muitos outros;* exilados na Europa. O número de mortos;* de acordo com estatísticas oficiais;* foi de 830 pessoas;* porém;* estima-se que outras centenas de pessoas que morreram na revolta não constem nos dados oficiais.
Apesar da derrota;* os paulistas conseguiram realizar parte de seus objetivos;* pois em maio de 1933;* após o término da revolução;* Vargas convoca eleições para a Assembléia Constituinte;* publicando;* em julho de 1934;* a terceira constituição brasileira.
Tupã