II Bienal Tupã Mais Verde traz Demônios da Garoa para Tupã neste sábado

Planejamento e Infraestrutura - Sábado, 11 de Julho de 2015


II Bienal Tupã Mais Verde traz Demônios da Garoa para Tupã neste sábado "

Aberta na noite desta quarta-feira;* a 2ª edição da Bienal Tupã Mais Verde vem atraindo um grande público todas as noites. Criada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente com o objetivo disseminar a importância da preservação e conscientização ambiental;* o evento se firma como um dos maiores eventos voltados à sustentabilidade ambiental da região

Oferecendo diversas atrações;* incluindo exposições;* oficinas técnicas;* praça de alimentação e brinquedos;* a II Bienal Tupã Mais Verde também conta com shows diários. De acordo com a programação artística nesta sexta-feira as atrações incluem a apresentação do projeto Vida Nova e fechando a noite;* show com a banda Força Maior.

No sábado está prevista a apresentação da Cia. de Dança Stylo Black e em seguida;* a grande atração artística do evento;* o renomado grupo de samba paulistano Demônios da Garoa;* que se apresenta a partir das 22 horas;* no Espaço Cultural “José Anselmo Filho – Zé Pretinho”.

Considerado um dos maiores conjuntos musicais brasileiros de todos os tempos;* o Demônios da Garoa são responsáveis inúmeros sambas inesquecíveis como “Saudosa Maloca”;* “O Samba do Arnesto”;* “Tiro ao Álvaro” e “Trem das Onze”. Em parceria com o compositor Adoniran Barbosa;* o grupo embalou e ainda continua animando bailes nos quatro cantos do Brasil.

Com 72 anos de estrada;* o grupo entrou para o Guinness Book – Livro dos Recordes como o conjunto vocal mais antigo do Brasil em atividade. Em quase sete décadas de existência;* gravou mais de 430 músicas e vendeu mais de 10 milhões de cópias de discos. Atualmente;* formam o Demônios da Garoa Sérgio Rosa;* Roberto Barbosa (Canhotinho);* Izael Caldeira;* Dedé Paraíso e Ricardinho Rosa. Os dois últimos integrantes da formação original;* Toninho Gomes e Arnaldo Rosa (pai de Sérgio e avô de Ricardinho) faleceram na década passada.

Ao longo de sete décadas de carreira;* o grupo encontrou a fórmula para agradar tanto os fãs mais antigos;* que acompanham o grupo desde o início da carreira;* até os mais novos;* que descobriram a alegria e a personalidade marcante do grupo;* com suas vozes inconfundíveis. Os prêmios e honrarias também fazem parte da história do grupo;* com destaque para os troféus Roquete Pinto e Chico Viola;* o Prêmio Sharp de Música (1995);* o Prêmio Ary Barroso (1998);* a medalha Anchieta da Câmara Municipal de São Paulo e o Disco de Ouro pelo CD “50 anos” (1994).

A programação artística da II Bienal Tupã Mais Verde termina neste domingo com apresentação da Orquestra Municipal ""Maestro Júlio de Castro"";* através de parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

Sucesso de público

A exemplo da atração deste sábado;* a II Bienal Tupã Mais Verde tem sido um grande sucesso de público. Com a colaboração do tempo;* que deu uma pausa nas chuvas;* o evento tem levado um grande público à Praça da Bandeira.

Além da praça de alimentação;* brinquedos;* shows diários;* exposições e oficinas técnicas o evento também oferece diversos outros atrativos;* como a Casa Ecológica;* com decoração e horta vertical utilizando materiais recicláveis;* que foram produzidos pelos próprios funcionários da Pasta. O público também pode aproveitar o evento para conhecer as diversas ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* como Ecogire;* E-Lixo;* de Olho no Óleo;* além dos projetos escolares.

Outra atração é a Fazendinha Ecologicamente Correta;* que tem por objetivo promover a educação ambiental. A maquete;* montada em frente à Igreja Matriz;* conta com Áreas de Preservação Permanente (APPs);* produção de energia elétrica;* fossas sépticas biodigestoras;* piscicultura;* além de diversas culturas;* como milho;* feijão;* melancia;* abóbora;* girassol;* amendoim e eucalipto.

A fazendinha também mostra a prática do sistema silvipastoril;* que é o cultivo de eucalipto em conjunto com a pastagem;* a ação do Programa Melhor Caminho;* utilizando os resíduos da Usina de Triagem de Materiais da Construção Civil de Tupã; um rio que corta a propriedade com várias nascentes e fauna e flora diversificadas;* além de vila sustentável.

Uma das inovações da II Bienal Tupã Mais Verde é o Desfile de Moda com Roupas Customizadas que acontece nesta sexta-feira;* dia 10 de julho;* a partir das 20 horas. As roupas utilizadas no desfile serão comercializadas no brechó da Rede Feminina de Combate ao Câncer e a arrecadação será destinada à manutenção da entidade.

Também fazendo parte do evento;* a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizará Passeio Ciclístico Ecológico neste domingo;* dia 12 de julho;* a partir das 8h30. A concentração e saída será na Praça da Bandeira e após percorrer o trajeto até o Parque do Atleta os participantes concorrerão ao sorteio de duas bicicletas;* patrocinadas pela Bike Vargas e Pró-Ciclo.

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã