Criada pela prefeitura com objetivo de fomentar a atividade empresarial no município;* a Incubadora de Empresas de Tupã (IET) está disponibilizando mais três vagas para empresas interessadas em receber os vários incentivos oferecidos pelo programa.
Mantida e gerida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico;* a Incubadora de Empresas é uma ação de fomento ao empreendedorismo;* que oferece apoio à formação e à consolidação de micros e pequenas empresas de base tecnológica e tradicional.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico;* Clóvis Saito;* as empresas incubadas poderão se instalar em um dos boxes da incubadora;* com 120 metros quadrados de área (medindo 8 por 15 metros) pelo prazo 2 anos;* que em casos excepcionais pode ser prorrogado por mais 1 ano.
Segundo Clóvis durante esse período as empresas contam com toda infraestrutura oferecida pela incubadora;* incluindo acesso à internet disponibilizado pela prefeitura;* que também é responsável pelo aparato de segurança;* que conta com monitoramento do sistema de alarme e vigilância noturna.
As empresas incubadas também dispõem de sala de reuniões e treinamentos;* copa e cozinha;* amplos banheiros;* sala de recepção;* biblioteca;* hall de entrada e show room;* além de estacionamento. Outra vantagem é que as empresas atendidas pelo programa também têm acesso a consultorias;* curso e treinamentos;* que são ministrados pelo Sebrae e pela empresa Empreender Júnior;* da Unesp de Tupã;* de acordo com a necessidade de cada empreendimento.
Para ajudar a custear o complexo da incubadora de empresas os empreendedores contribuem com uma taxa de administração mensal no valor de R$ 400;*00 (quatrocentos reais). Além de ser um valor bem abaixo em comparação às ofertas de locação oferecidas pelo mercado imobiliário;* a taxa de administração também é destinada à produção de material publicitário e de divulgação;* incluindo cartão de visitas e folders;* banners;* entre outros.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico;* a empresa incubada possui diferencial de mercado. Além de custos reduzidos;* tem maior capacidade de profissionalização;* melhorando seus aspectos tecnológicos;* gerenciais;* mercadológicos e de recursos humanos.
“Além da estrutura física;* a Incubadora de Empresas oferece aconselhamento administrativo e orientações periódicas que auxiliam as empresas a conquistarem novos mercados. Durante o período de incubação;* os empreendedores contam com apoio para o processo de implantação;* operacionalização e gerência técnica e administrativa”.
A Incubadora de Empresas também oferece mecanismos de intercâmbio e apoio técnico;* além de maior acesso às informações referentes à tecnologia;* oportunidades de negócios;* crédito;* mercado;* legislação;* pesquisas e publicações técnicas. “O projeto também promove o fortalecimento e o desenvolvimento das empresas pela modernização de sua gestão empresarial e tecnológica;* para que possam atingir níveis de desempenho que possibilitem sua maior competitividade. Com esse suporte as pequenas e microempresas passam a ter mais condições de melhorar seu desempenho;* tendo mais chances de se consolidar;* crescer e se tornar uma grande empresa”;* analisou Clóvis.
Ele destacou ainda que objetivo da Incubadora de Empresas é que;* ao final de período de incubação;* as empresas tenham condições de aumentar a competitividade;* através da melhoria do desempenho e identificação de novas oportunidades de negócios frente às necessidades do mercado. Aprimorando a qualidade;* a produtividade e competitividade do setor;* as empresas incubadas passam a ter mais condições de ampliar os negócios;* gerando renda e empregos e contribuindo para o desenvolvimento do município.
Atualmente estão sendo atendidas empresas que atuam nos setores de processamento de amendoim;* panificação;* peças de construção;* acessórios infantis;* artesanato de madeira;* alimentação e lixeiras.
Quem pode participar
Apesar da série de benefícios;* a Incubadora de Empresas não atende qualquer tipo de empresas. Voltada para o estímulo ao empreendedorismo;* geração de empregos e criação de novos negócios;* fornecendo condições para que empresas emergentes se desenvolvam e comercializem seus produtos;* a Incubadora de Empresas conta com processo de seleção para definir os empreendimentos que serão assistidos.
Segundo Clóvis só o programa é destinados às pequenas e micro indústrias;* não podendo ser contemplados segmentos do comércio e serviços;* ou seja;* que trabalham com produtos em grande escala.
As propostas para incubação podem ser apresentadas tanto por pessoas físicas como jurídicas;* e devem apresentar como objetivo o desenvolvimento de uma empresa já existente ou a ser criada. O empresário interessado deve procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico;* localizada na avenida Tapuias;* 907 (ao lado escola estadual Helena Pavanelli) para preencher a ficha cadastral e receber orientação para elaborar o Plano de Negócios.
As propostas de trabalho serão analisadas pelo Comitê Gestor;* que poderá admitir empresas mesmo condicionadas ao cumprimento de alguma exigência posterior. Após análise e aprovação do Plano de Negócios;* é assinado Pacto de Apoio para o Desenvolvimento Empresarial;* Assessoria e Comodato (PADE);* onde consta o período de permanência da empresa na Incubadora;* assim como seus direitos e obrigações enquanto permanecer vinculado à IET.
“Como estão sendo disponibilizadas apenas três vagas orientamos os interessados a procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico o mais rápido possível já que o interesse em ser atendido pela Incubadora de Empresas sempre foi muito grande. A Incubadora de Empresas é uma forma interessante de estímulo ao empreendedorismo na medida em que fortalece e prepara pequenas e microempresas para sobreviver no mercado. Vale destacar que Tupã é um das poucas cidades da região que oferecem este tipo de apoio às pequenas e microempresas e que acabam fazendo toda diferença para os empreendedores que estão começando e querem crescer.”;* finalizou Clóvis.
Tupã