Atividade será realizada no dia 5 de agosto, das 19 às 22 horas, no Espaço das Artes.
A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, traz para Tupã a oficina literária “Parada Poética: Literatura e Poesia - A Palavra Cantada, Exposta e Falada”. De acordo com Charles dos Passos, secretário de Cultura, a oficina é uma realização da Oficina Cultural “Tarsila do Amaral”, unidade da Secretaria Estadual de Cultura, administrada pela Poiesis - Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura
“A Oficina Cultural Tarsila do Amaral, que é responsável por gerenciar e implantar as atividades de difusão e formação cultural desenvolvida pela rede de Oficinas Culturais em 49 cidades da região, está trazendo para Tupã um encontro literário com o poeta e compositor, Renan Lelis Gomes, também conhecido como Renan Inquérito. A oficina é gratuita e tem como público alvo, integrantes das Academias de Letras, literários e escritores”, explicou.
Segundo Charles, os interessados podem se inscrever a partir desta terça-feira, na Secretaria Municipal de Cultura, localizada na avenida Tamoios, 1.685, mediante apresentação do RG. Para participar da atividade é necessário ter, no mínimo, 14 anos. Ele informou também que a Parada Poética será realizada no próximo dia 5 de agosto, quarta-feira, das 19 às 22 horas, no Espaço das Artes, na avenida Tamoios, 1.658.
Durante a oficina, Renan falará sobre sua carreira e apresentará poesias de sua autoria e de escritores consagrados, num encontro que busca desmistificar a literatura como algo inacessível, distante da maioria das pessoas. Em seguida, o público será convidado a participar – falando, declamando, cantando – de uma envolvente “parada poética”.
“O projeto tem por objetivo difundir a literatura por meio da palavra falada, cantada, exposta, declamada, embalada, e compartilhada. Durante a atividade, o microfone ficará aberto para a contação de histórias e poemas, como forma de celebrar a oralidade, rompendo o silêncio costumeiro das bibliotecas e livrarias”, destacou o secretário de Cultura.
Experiência libertária
Poeta e compositor, Renan Inquérito, é mestre em Geografia pela Unicamp. Ele participou de antologias literárias e recebeu o Prêmio Cultura Hip-Hop 2011, na categoria Literatura Marginal, pelo livro #PoucasPalavras.
Ele também fundou o grupo de rap Inquérito, que tem três discos lançados, e criou o projeto “Parada Poética”, um sarau que tem por objetivo “maltratar a gramática e colocar a culpa na licença poética”.
Segundo Renan, através de textos autorais e também de escritores consagrados, pretende-se inserir a plateia em uma experiência literária, provocativa e libertária. Para ele, os contos e poemas da Parada Poética contribuem para a apresentação da literatura alternativa contemporânea e os saraus como instrumento capaz de auxiliar e resignificar a literatura brasileira, as narrativas do cotidiano, bem como desmistificar o uso exclusivo da escrita apenas por aqueles detentores de grandes conhecimentos formais.
Mais informações sobre a oficina “Parada Poética: Literatura e Poesia - A Palavra Cantada, Exposta e Falada” podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Cultura, na avenida Tamoios, 1.685, ou através do telefone 3491-3015.
Tupã