A Escola Profissionalizante;* mantida pela prefeitura de Tupã;* através da Secretaria Municipal de Assistência Social;* está recebendo inscrições para 15 cursos de aperfeiçoamento na área do artesanato.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social;* Isaura Gaspar;* todos os cursos são oferecidos gratuitamente à população;* sendo cobrada apenas uma taxa simbólica de matrícula de R$ 20;*00(vinte reais) no momento da inscrição.
Os interessados podem ser inscrever na própria escola;* localizada na Av. Brasil;* 436;* munidos dos RG. O horário de atendimento é das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas;* na rua Brasil;* 436.
Segundo Isaura a população poderá realizar os cursos de Arte Culinária;* Bordado à Mão;* Bordado à Máquina;* Bordado em Fitas;* Bordado Industrial;* Corte e Costura;* Costura Industrial;* Crochê e Macramê. A Escola Profissionalizante ainda oferece os cursos de Manicure;* Pintura em Tecido;* Pintura em Tela;* Tecelagem;* Trabalhos Manuais e Tricô.
A secretária de Assistência Social também ressaltou que a procura pelo artesanato cresceu consideravelmente nos últimos anos;* o que resultou na valorização dos produtos mais elaborados e com personalidade própria.
Para Isaura;* esse processo de valorização dos produtos artesanais amplia a importância dos cursos ministrados pela Escola Profissionalizante;* que oferece à população não só oportunidades de inclusão social;* mas também de inserção no mercado de trabalho e de geração de renda.
“Através destes cursos a prefeitura oferece condições para que o aluno possa incrementar a renda familiar;* comercializando os produtos ou sendo contratada por empresas que atuam no segmento. Além disso;* a Escola Profissionalizante também contribuiu para o bem estar dos alunos;* que passam a ter uma ocupação produtiva;* melhorando a autoestima;* assim como algumas pessoas que sofrem de depressão”;* explicou.
Ela finalizou lembrando que a diversidade de cursos oferecidos pela Escola Profissionalizante também permite que o aluno possa se capacitar em várias frentes do artesanato. “A Escola Profissionalizante conta com monitoras de alto gabarito;* o que garante aos alunos uma ótima qualidade de formação em todos seus cursos. Isso estimula os alunos a continuar na escola;* realizando um curso após outro;* ampliando assim seu conhecimento e suas aptidões”.
Contando com cerca de quase 600 alunos e mais de 39 funcionários;* a Escola Profissionalizantes também mantém uma lojinha onde são expostos diversos artesanatos de cama;* mesa e banho;* artigos para bebê;* cozinha e tapetes de crochês confeccionados pelos próprios auxiliares e monitores. “Dessa forma incentivamos os alunos a aprender outras habilidades;* mostrando a qualidade dos produtos que apreenderam ou aprenderão a confeccionar na Escola Profissionalizante”. Mais informações podem ser obtidas na própria escola: Av. Brasil;* 436.
Tupã