Formatura Instituto Federal forma alunos do curso de Atendimento ao Cliente

Educação - Sexta-feira, 31 de Julho de 2015


Formatura Instituto Federal forma alunos do curso de Atendimento ao Cliente "

O Instituto Federal de Tupã e a prefeitura realizaram nesta segunda-feira a solenidade de formatura do curso “Atendimento ao Cliente”. Este é o segundo curso oferecido pela unidade local;* que também ministrou curso de “Inclusão Digital”.

No total;* 28 alunos receberam certificado de conclusão do curso;* ministrado gratuitamente através de parceria entre a prefeitura e o governo federal;* por meio do programa Formação Inicial e Continuada (FIC). O evento contou com a participação do prefeito Manoel Gaspar e do vice-prefeito Thiago Santos que fizeram questão de parabenizar todos os formandos.

De acordo com a professora Fabiana Liar;* responsável pelas aulas;* a realização de um curso voltado ao atendimento foi definida após mapeamento realizado pelo Instituto Federal junto aos empresários de Tupã da região nos setores do comércio e prestação de serviços. O levantamento;* segundo Fabiana;* apontou a necessidade de se realizar um trabalho específico com relação ao atendimento ao cliente. “O curso;* que foi formatado para atender essa demanda;* se torna ainda mais oportuno;* quando lembramos que grande parcela da economia do município gira em torno comércio;* o que amplia a necessidade de um atendimento eficaz”;* avaliou.

Ela também elogiou o interesse e o comprometimento dos alunos;* lembrando que foram registradas apenas duas desistências no decorrer do curso. “Além do grande número de interessados em realizar o curso;* tivemos um índice de evasão considerado baixíssimo;* principalmente levando em consideração que boa parte dos alunos trabalham de dia e participam das aulas à noite”.

O diretor do câmpus do Instituto Federal de Tupã;* Caio Marcus Dias Flausino;* comemorou o sucesso do curso;* que além de aprimorar a capacidade profissional dos alunos;* também contribuiu para o aumento das vendas nas empresas e consequentemente;* para o fortalecimento dos setores do comércio e prestação de serviços da cidade.

“O curso de Atendimento ao Cliente é extremamente importante para Tupã;* que tem um comércio e setor de prestação de serviços forte;* atraindo consumidores de toda a região. A qualidade no atendimento também é essencial para uma cidade estância turística;* já que ser bem atendido é um dos principais motivos que faz o visitante querer voltar à cidade”;* afirmou.

Caio revelou também que o Instituto Federal de Tupã deverá oferecer novos cursos no segundo semestre e em função da grande procura existe grande possibilidade de abertura de uma segunda turma para o curso de Atendimento ao Cliente.

O vice-prefeito Thiago Santos elogiou o trabalho desenvolvido pelo Instituto Federal de Tupã e destacou a importância do curso;* que representa mais uma conquista na área de qualificação profissional. “Compreendemos a importância deste tipo de curso ao ver nos olhos de cada aluno ao receber o certificado o brilho da esperança de ter uma condição de vida melhor. Com certeza;* todos aqui estão saindo do curso mais confiantes e com mais condições de lutar por uma vida melhor”.

Ele também parabenizou o diretor do Instituto Federal e a professora responsável pelo curso e reforçou o compromisso da prefeitura em continuar contribuindo com a realização de novos cursos. “Em uma época que se propaga a crise;* Tupã vai na contramão;* ofertando cursos e oportunidades para a população. E com apoio irrestrito do prefeito Manoel Gaspar;* vamos continuar trabalhando firme para que novos cursos sejam realizados pelo Instituto Federal;* beneficiando uma parcela cada vez maior da nossa comunidade”;* elogiou.

Já o prefeito Manoel Gaspar;* lembrou as dificuldades para viabilizar a instalação do Instituto Federal de Tupã;* que contou com o apoio decisivo do deputado federal Arlindo Chinaglia;* e falou da alegria de consolidar mais uma conquista histórica tanto na área educacional;* quando na formação e qualificação profissional.

“Há 3 anos;* poucos acreditaram e apoiaram o projeto de trazer o Instituto Federal. Mas hoje;* é com orgulho que entregamos esses certificados de conclusão do segundo curso ministrado pela unidade de Tupã e sentimos que todas as dificuldades;* todas as preocupações e todo o desgaste valeram a pena. Porque o que conquistamos aqui;* com apoio da Câmara Municipal; do prefeito Rodrigo;* da cidade de Queiroz e principalmente;* com apoio do deputado federal Arlindo Chinaglia;* é o plantio de uma semente que pouco a pouco começa a dar frutos. E a exemplo do Centro Paula Souza e da Unesp;* que começaram pequenas e foram crescendo ao longo dos anos;* tenho certeza que o Instituto Federal dará muitos frutos no futuro;* com novos cursos e até com cursos superiores;* beneficiando não só a população de Tupã;* mas de toda a região”;* finalizou.

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Alunos falam sobre a importância do curso para vida profissional

Os alunos atendidos pelo Instituto Federal de Tupã são unânimes em destacar a qualidade do curso “Atendimento ao Cliente” e a importância do aprendizado para melhoria da vida profissional. Eles cumpriram carga horária de 40 horas e durante o curso apreenderam sobre vários aspectos do atendimento;* como Conhecendo o Cliente”;* ""Satisfação do Cliente”;* “Fidelizando o Cliente”;* “Tratamento das Reclamações”;* “Pesquisa de Identificação de Necessidades”;* “Postura de Atendimento” e “Como Lidar com Clientes Difíceis”.

Além de oferecer novas perspectivas profissionais;* o curso do Instituto Federal também contribuiu para melhorar o desempenho profissional;* principalmente daqueles que trabalham no comércio.

Paulo César Fábio;* morador na Vila Abarca;* considerou o curso uma ótima oportunidade de aperfeiçoamento profissional. “Apesar de estar trabalhando atualmente em uma indústria de doce;* trabalhei 20 anos com vendas e posso afirmar que aprendi muito com esse curso. O conteúdo é ótimo;* a professora é extremamente capacitada e os alunos contribuíram mostrando dedicação e interesse. O curso ampliou meu aprendizado e abriu novas perspectivas;* já que temos que ser persistentes sempre. Afinal;* sem persistência não se chega a lugar algum”;* afirmou.

Ângela Cristina Batista;* moradora na Vila Marajoara;* trabalha em vendas diretas e teve a oportunidade de aperfeiçoar o trabalho através do curso. “Trabalhando com vendas já tinha uma noção sobre atendimento;* mas o curso permitiu aprimorar meus conhecimentos;* colocando em prática a questão do relacionamento com o cliente. Acho este tipo de curso importante para que possamos nos aperfeiçoar;* evitando os riscos da acomodação”.

Outra aluna;* Rachel Machado;* moradora do Jardim Santo Antônio;* revelou que o curso já ajudou a melhorar a qualidade de atendimento aos clientes no dia a dia de trabalho. Ela;* que atua como apoio na Fisiocenter;* lida com pessoas de todas as idades e já pôde constatar uma maior proximidade e interação com os clientes;* melhorando o resultado final do trabalho.

“Curso é nota 10;* de muita qualidade. A professora é maravilhosa;* tem muita capacidade e passa muita segurança. Além disso;* o diretor do Instituto Federal é uma benção. Para mim;* o Instituto Federal veio melhorar a nossa vida em 100% por isso gostaria de agradecer ao prefeito Gaspar;* ao vice-prefeito Thiago e a todo pessoal que ajudaram a trazer essa conquista para nossa cidade;* que certamente será ainda mais importante para nossos filhos e netos”.

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