"
Criado com o objetivo de oferecer amparo e atender às necessidade de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social;* o Programa Jovem Talento;* implantado pela prefeitura de Tupã;* através da Secretaria Municipal de Assistência Social;* tem conseguido melhorar as condições de vida de dezenas de assistidos.
Buscando promover a convivência social;* o Jovem Talento atua na prevenção;* formação e informação das crianças e adolescentes através de oficinas e do serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo;* priorizando o atendimento aos beneficiários dos programas de transferência de renda;* PAIF e PAEFI.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social;* Isaura Gaspar;* o Programa Jovem Talento é de vital importância para a comunidade ao afastar as crianças e adolescentes das ruas;* protegendo-os de possíveis envolvimentos com a criminalidade;* drogas e outros tipos de violência.
“Através do Jovem Talento procuramos criar condições para inserção;* reinserção e permanência do jovem no sistema educacional;* assim como formação profissional e o desenvolvimento humano. É um trabalho de fundamental importância pois oferece às crianças e adolescentes atendidos a oportunidade de obter novos conhecimentos e entendimento de seus direitos;* facilitando assim o processo de busca e concretização de seus ideais para que possam ser atores na construção e evolução de suas vidas”;* afirmou Isaura.
No mês de julho;* o programa atendeu 76 jovens entre 10 anos a 16 anos e 11 meses;* sendo 36 no período da manhã e 40 à tarde. Durante a permanência no programa os jovens recebem alimentação completa incluindo café da manhã;* almoço (para ambos os períodos) e lanche da tarde e também participam de várias atividades culturais e recreativas;* além de palestras e cursos de qualificação.
O Jovem Talento também desenvolve várias ações complementares e desenvolve inúmeros trabalhos de orientação e acompanhamento visando à boa formação dos atendidos.
Um exemplo disso é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV);* que promove entre os jovens a discussão e o debate de temas que fazem parte do cotidiano;* como sexualidade;* drogas;* saúde;* violência;* entre outros. No mês de julho;* devido ao período de férias escolares;* o Jovem Talento realizou uma programação diferenciada;* com várias atividades recreativas;* lúdicas;* esportivas e culturais.
Uma das atrações foi a Festa Julina;* realizada no dia 3 de julho e que reuniu todos os jovens atendidos pelo programa. O evento contou com sorteio de brindes para os melhores trajes típicos caipiras;* apresentação de dança de quadrilha além de brinquedos (touro mecânico;* cama elástica e guerra de cotonetes);* comidas típicas e mesa de doces.
No dia 6 o programa promoveu a exibição do filme “Altos e Baixos” e nos dias 14;* 21 e 20 de julhos;* os jovens atendidos no período da manhã participaram nas atividades de recreação no CRAS Leste;* com jogo de queimada;* bambolê;* futebol;* pega-pega;* dança;* pebolim e jogo de tabuleiro.
A programação de julho também contou com a realização de Piquenique no Parque do Atleta no dia 24;* reunindo os jovens dos dois períodos;* que participaram de várias atividades como torneio de queimada e caminhada e puderam desfrutar de lanche diferenciado.
O Jovem Talento realizou alinda Oficina de Pipa nos dias 28 e 30. Durante a atividade também foi realizado trabalho de conscientização contra o uso da linha com cerol;* além de orientações sobre os perigos de soltar pipa perto dos fios de alta tensão e as responsabilidade legais de pais e crianças e adolescentes.
Dando sequência às atividades recreativas;* no dia 31 foi realizado Campeonato de Pipa. O evento;* que aconteceu no Parque do Atleta reuniu todos os jovens atendidos pelo programa e contou com distribuição de lanches.
Fortalecendo vínculos familiares
Atuando também no fortalecimento dos vínculos familiares;* o programa Jovem Talento oferece atendimento psicossocial com pais e responsáveis dos jovens;* onde são abordadas questões como a importância da convivência social e grupal;* administração dos conflitos e tensões entre os jovens e seus familiares.
A equipe também discute opiniões e reivindicações trazidas pelos atendidos e seus familiares sobre as atividades desenvolvidas e orienta os pais e responsáveis visando à melhoria no convívio com os filhos;* a adoção limites e regras familiares.
No mês de julho as ações do Serviço Social e Psicologia incluíram a realização de entrevista com 18 pais e responsáveis;* com objetivo de prestar esclarecimentos sobre várias questões;* como as atividades desenvolvidas no projeto;* os critérios de inclusão e permanência e encaminhamentos para obtenção de documentação pessoal;* rede socioassistencial e saúde. O trabalho também abordou temas como as dificuldades no relacionamento intrafamiliar e social e o desenvolvimento social;* cognitivo;* mental e psicológico dos usuários.
A equipe do programa realizou ainda atendimentos psicossociais com 12 pais ou responsáveis e 15 jovens atendidos. Os encontros discutiram a importância da convivência social e grupal e a necessidade de administrar os conflitos e tensões geradas entre os jovens e entre os jovens e seus familiares.
Durante os atendimentos também foram prestadas orientações aos pais e jovens sobre desacato a funcionário público;* e ainda sobre convívio com os filhos;* limites e regras familiares.
O Programa Jovem Talento funciona na rua Machado de Assis;* 240;* Parque Presidente Kennedy;* no período das 7 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3496-2969.
"Tupã